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UNIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: PROPOSTAS PARA A PRÁTICA DOCENTE INICIAL E CONTINUADA

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As propostas curriculares e a sociedade atual têm defendido o processo de ensino e aprendizagem que vise a formação de cidadãos críticos e formadores de opiniões, que estejam conscientes de suas decisões e daquelas tomadas por outros. Nesta nova perspectiva, o professor se torna um mediador da construção dos conhecimentos pelos alunos e, esses últimos, participam ativamente deste processo, propondo suas próprias ideias, baseados não apenas nos conhecimentos escolares, mas considerando as implicações sociais, ambientais, políticas, éticas e morais envolvidas. Desta forma, o papel da escola, ou mais especificamente, do professor, se torna de extrema relevância. Assim, novas metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem precisam ser desenvolvidas, de forma a permitir uma postura mais participativa dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação cidadã. No entanto, professores declaram encontrar dificuldades para proporem atividades baseadas nesta abordagem. Muitas vezes, tais dificuldades são provenientes de carências relacionadas à sua formação inicial ou, ainda, à escassez de materiais instrucionais que possam os auxiliar na proposição e execução de atividades que contribuam para uma formação mais crítica do alunado. Diante desse cenário, o presente material, intitulado Unidades Didáticas para o Ensino Médio de Química: propostas para a prática docente inicial e continuada, foi elaborado com o objetivo de apresentar aos professores do Ensino Médio de Química, uma série de 7 Unidades Didáticas relacionadas a conceitos científicos abordados em escolas públicas e privadas brasileiras. As unidades didáticas foram elaboradas por um grupo composto por alunos do curso de Licenciatura em Química da UFLA, professores da rede básica pública e particular de ensino do Estado de Minas Gerais e professores universitários do Departamento de Química da UFLA participantes do projeto PIBID de Química da Universidade Federal de Lavras, entre os anos de 2011 e 2013. Desta forma, as Unidades trazem diferentes e importantes olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem, baseados nas vivências, conhecimentos e perspectivas de cada grupo de autores envolvido. O seu conteúdo está baseado em propostas e orientações de artigos da área de Pesquisa em Ensino de Química, bem como, nas sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – Brasil) e Currículo Básico Comum (CBC – Minas Gerais). Ainda é importante salientar que, todas as Unidades foram aplicadas em salas de aulas de escolas do Sul de Minas Gerais, seja pelos licenciandos, ou professores envolvidos em sua elaboração. Durante e após o desenvolvimento das aulas da unidade, o grupo envolvido se reunia para discutir sobre as ações desenvolvidas, refletindo sobre os pontos positivos e, repensando aqueles que não haviam alcançado o objetivo proposto, como por exemplo, replanejar um experimento; reelaborar uma questão que possa ter confundido os alunos; diminuir o conteúdo definido inicialmente. Estas ações permitiram apresentar neste material, sequencias de aulas reais e factíveis, podendo ser realizadas por demais colegas professores. Por meio das reflexões realizadas foi possível apresentar nas unidades algumas sugestões aos professores leitores. Estas sugestões estão relacionadas ao que o professor deve levar em conta quando aplicar a unidade, ou seja, o público específico envolvido ou tempo para execução das atividades. Assim, embora as Unidades apresentem-se completas, prontas, não existe impedimento para o professor incluir novas abordagens e conceitos ou, ainda, trocar alguma atividade sugerida. Também é preciso considerar que, por se tratar de um material de apoio ao professor, os conteúdos químicos não são apresentados detalhadamente, de forma que, fica a critério do professor, caso sinta necessidade, buscar referência específica para sanar possíveis dúvidas conceituais. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e argumentativas é enfatizado nas unidades, as quais ressaltam o papel mediador do professor e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Além disso, sua estrutura permite e incentiva a ação de atividades em grupo, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes relacionadas ao respeito pela opinião do próximo, ao espaço e tempo dos colegas. São apresentadas diferentes estratégias de ensino como: experimentação investigativa, jogos, vídeos. Considerando a perspectiva da avaliação formativa, vários instrumentos de avaliação são apresentados como: questionário pré e pós atividades, mapas conceituais, desenhos, redações, etc. Cada Unidade apresenta a seguinte estrutura: • Introdução inicial sobre a importância do aprendizado dos conceitos pelos alunos; • Apresentação geral das aulas; • Detalhamento de cada aula, as quais constam de: − Problematização, para que o aluno visualize e compreenda a importância dos conteúdos a serem desenvolvidos pelo professor e, participe como investigador e construtor de seu conhecimento; − Instrumento para identificar as ideias prévias dos alunos (questionário, mapas conceituais, redações, etc.); − Atividades experimentais ou jogos; − Indicação dos conceitos a serem desenvolvidos; − Avaliações finais (questionários, mapas conceituais, desenhos, etc.); − Sugestão de bibliografia básica para elaboração do plano de aula pelo professor; − Bibliografia utilizada. Por fim, o grupo espera que, o material desenvolvido nesse período de trabalho, possa contribuir para demais colegas professores, assim como tem contribuído para a prática dos professores, em formação inicial ou continuada, envolvidos no projeto. Atenciosamente, Professora Rita de Cassia Suart Coordenadora do projeto PIBID QUÍMICA UFLA 2011-2013.

Informações Adicionais

Autor Rita de Cássia Suart
Ano de Publicação 2014
Páginas 122
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-191-8

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