Surdocegueira: estudos e reflexões PE23

Surdocegueira: estudos e reflexões

Ref.: PE23 Compra Segura

Maria da Piedade Resende da Costa & Rosemeire de Araújo Rangni [Org] !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 152
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-298-4

R$ 28,00 Em até 3x de R$ 9,33 sem juros

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 Minha satisfação é muito grande ao ser convidada para apresentar o presente livro. É mui grande mesmo porque vejo os avanços nos estudos sobre a surdocegueira no Brasil. Já se passaram 16 anos desde que defendi minha dissertação sobre surdocegueira denominada ‘Experiência de Pais das Múltiplas Deficiências Sensoriais: Surdocegos, do Diagnóstico a Educação Especial’ na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a primeira do Brasil. Portanto temos percorrido 16 anos de produção do conhecimento sobre a surdocegueira. Este livro traz temas interessantes como as teses e dissertações produzidas no período de 2003 a 2014; a educação física para o surdocego; a escrita numérica das pessoas com surdocegueira; os desafios da mãe trabalhadora de uma criança com surdocegueira; a experiência de uma monitora do aluno surdocego no ensino superior; e a mobilidade do surdocego. Cada capítulo traz um enfoque importante para a educação da pessoa com surdocegueira. E, todos os capítulos têm como objetivo de oferecer aos profissionais e familiares estudos e reflexões para uma melhor qualidade de vida da pessoa com surdocegueira para que esta exerça sua cidadania. Esta é a nossa busca incessante. O primeiro capítulo trata sobre o mapeamento das teses e dissertações produzidas no período 2003/2014. Observamos que os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo. Na contabilização da produção, o estado de São Paulo é o que a apresenta maior número de teses e dissertações. No segundo capítulo encontramos o enfoque na Educação Física. Tem o título Educação Física e Formação de Professores: a surdocegueira em foco. E um tema pouco estudado sobre a surdocegueira e que deverá futuramente despertar o interesse do professor de Educação Física. Quanto ao terceiro capítulo, traz outro tema pouco estudado na área da surdocegueira: a matemática. Trata-se de um realato sobre um estudo exploratório. A hipótese formulada aponta para um tema que brevemente deverá ser investiga pelos pesquisadores. O quarto capítulo enfatiza o relato sobre uma monitoria para o aluno com surdocegueira no ensino superior. Mostra como na área da surdocegueira a construção do conhecimento necessita de estudos para melhor ser entendida. No quinto capítulo encontramos uma reflexão muito importante com o título: A Identidade Trabalhadora Impedida: Ser Mulher e Mãe de uma Criança com Surdocegueira – Implicações da Diferença de Gênero no Mundo do Trabalho. Trata-se de uma reflexão sobre o relato de uma mãe e sua luta para educar a filha com surdocegueira. Finalmente, no último capítulo são apresentadas orientações para a locomoção e mobilidade da pessoa com surdocegueira. Tenho certeza que a leitura do presente livro contribuirá para um maior conhecimento da pessoa com surdocegueira.

Jí-Paraná, 20 novembro de 2015.
Susana Maria Mana de Araóz

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