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O professor de Libras surdo no Ensino Superior: desafios e perspectivas na atualidade

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PREFÁCIO

 

     É com muita satisfação que aceitei o convite feito pelas autoras Fernanda Castro e Stela Marques para prefaciar este livro: “O Professor de Libras Surdo no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas na Atualidade”. Ele é fruto de um trabalho de pesquisa criterioso que buscou refletir sobre a formação e a atuação dos professores de Libras surdos no ensino superior. Que esta leitura abra caminhos para futuras trocas de ideias, contribuindo para sensibilizar os profissionais da área em relação às necessidades educacionais dos professores surdos e às especificidades da relação entre professores surdos e ouvintes no ambiente acadêmico.

     Esta sensibilização de todos irá nos direcionar para a importância da acessibilidade nas universidades e para o respeito à pluralidade cultural e às diferenças linguísticas. Temos vindo a testemunhar os diferentes momentos marcantes da história da Língua de Sinais no Brasil, que acompanham as mudanças crescentes na formação e na atuação dos professores de Língua de Sinais. Os professores surdos iniciaram como voluntários no ensino de Língua de Sinais em igrejas e nas associações dos surdos. Depois tiveram curso de capacitação da Federação Nacional e Integração dos Surdos (Feneis), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que os formou como instrutores e agentes multiplicadores da Língua de Sinais em vários estados brasileiros. A partir da Lei da Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002, surgiu a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o MEC e a consequente implantação do curso de Letras-Libras, Licenciatura modalidade Educação à Distância (EAD), com 9 polos em vários estados do Brasil.

     Hoje temos em várias universidades os cursos de Letras-Libras, modalidades presencial e EAD, formando muitos professores de Libras. É de extrema importância para o aprendizado significativo do aluno que nos preocupemos com a formação e com a atuação dos professores surdos de Libras, por meio do uso de metodologias adequadas à sua realidade. Entretanto, muitas vezes, as universidades e, até mesmo, as escolas bilíngues para surdos utilizam um currículo ouvintista, o que dificulta ainda mais o processo de formação de professores de Libras.

     Com isso, a luta dos movimentos surdos e as narrativas surdas como testemunhos podem configurar uma mudança significativa no novo ‘olhar’ sobre a formação e a atuação dos professores surdos. Trata-se de uma questão de trocas entre culturas diferentes que merecem ser respeitadas em nível de igualdade. Ouvintes devem respeitar a cultura dos surdos e vice-versa. Essa negociação com as trocas é muito importante e deve ser respeitada, pois é condição sine qua non para que os espaços acadêmicos dos professores surdos tenham êxito. Por essa e outras razões considero este livro altamente relevante para os profissionais, que, como eu, se dedicam ao ensino de Libras em curso superior!

 

Dra. Karin Strobel

Professora de Letras-Libras da UFSC

Informações Adicionais

Autor Fernanda Grazielli Aparecida Soares de Castro; Stela Maria Fernandes Marques
Ano de Publicação 2017
Páginas 169
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-400-1

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