Saberes transgredientes

Liana Arrais Serodio, Nathan Bastos de Souza

O título para as propostas que enviamos aos autores/pesquisadores como explicitação do tema do texto para compor este volume, “Saberes transgredientes”, tinha um subtítulo: “Metodologias narrativas de pesquisa e escritas de si em perspectiva”. Estávamos pondo em prática nosso desejo de trazer Bakhtin para os estudos e as pesquisas vinculadas às narrativas auto-bio-gráficas e tínhamos uma carta variada de opções.

Em 2018 se realizou o oitavo Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica com variadas tendências teóricas, objetivos e compreensões,  metodologias e/ou métodos de pesquisa de si. Este congresso reuniu investigadores/as de diferentes temas, que têm no sujeito humano sua maior fonte de referência. Então, logo que foi apresentada a programação deste ano nos intrigamos com a escassa presença de Mikhail Bakhtin nas palestras com convidados ou nos simpósios temáticos.

No primeiro volume dos seis (um para cada eixo temático) da Coleção produzida pelo CIPA de 2018, contendo textos dos próprios autores coordenadores do eixo “Diálogos epistêmico-metodológicos” e seus palestrantes convidados, além dos submetidos ao comitê científico para a realização de simpósios temáticos, há uma subdivisão em três enfoques dialógicos no aspecto epistemológico da pesquisa (auto)biográfica: epistemológicas; teórico-metodológicas; referenciais e práticas. Dentre esses trabalhos, apenas dois textos abordavam a reflexão bakhtiniana para pensar no assunto do evento.

Mas continuamos acreditando que se há alguém que pode contribuir para confiarmos no que sentimos concretamente em nossa relação com os outros, esse sujeito é Mikhail Bakhtin, como se pode ver nas produções de seus próprios colaboradores, dos quais destacamos Pável Medviédev e Valentin Volóchinov.

[…]

Por fim, em nossas diferentes áreas de formação e investigação – Linguística e Educação – fazemos parte da grande área das Ciências Humanas e sabermo-nos improdutivos esteticamente, sem o outro, nos une em nosso propósito.

Liana Arrais Serodio

Nathan Bastos de Souza

Ano de lançamento

2018

Formato

ISBN

978-85-7993-586-2

Número de páginas

249

Organização

Liana Arrais Serodio, Nathan Bastos de Souza