Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943
-50%

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

-30%

Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida

Valdemir Miotello !@
Camila Caracelli Scherma; Eliziane Tamanho de Oliveira; Gelvane Nicole Guarda; Gisele da Silva Santos; Jéssica Pauletti; Marina Moreira; Oto João Petry; Tânia Mara Machado Thomé (Orgs.)
Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 84p.
ISBN 978-85-7993-598-5
1. Estudos Bakhtinianos. 2. Ética. 3. Estética. 4. Escuta. I. Título.
CDD – 370/410

R$ 25,00 R$ 17,50

-30%

Documentação pedagógica: teoria e prática

Suely Amaral Mello; Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 132
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-438-4

R$ 30,00 R$ 21,00

-20%

A aula como acontecimento

João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 208
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-021-8

R$ 40,00 R$ 32,00

-50%

Docência:Processo do Aprender e do Ensinar - Volume 3

Ana Lúcia Pereira; Danilo Augusto Ferreira de Jesuz; Francine Baranoski Pereira; Leila Inês Follmann Freire (Organizadores)
Docência: processo do aprender e do ensinar. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 313p.
ISBN 978-85-7993-829-0 [Impresso]
978-85-7993-830-6 [Ebook]
1. Exercício da Docência. 2. Processo do aprender. 3. Processo do ensinar. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 45,00 R$ 22,50