Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943
-50%

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

A elegância dos quero-queros: política & cotidiano

João Wanderley Geraldi !@
A elegância dos quero-queros: política & cotidiano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 111p.
ISBN: 978-85-7993-741-5
1. Estudos da vida. 2. Textos políticos. 3. Signos da construção de um país. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 30,00

-30%

Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis

João Wanderley Geraldi !@
Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 272p.
ISBN: 978-85-7993-754-5
1. Relatos de leitura. 2. Ler livros. 3. Leitura é um ato de amor. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 45,00 R$ 31,50

Inteligências e didática das línguas

Paolo Torresan !@
Inteligências e didática das línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 155p.
ISBN: 978-85-7993-792-7
1. Múltiplas inteligências - MIT. 2. Línguas. 3. Habilidades. 4. Didática das línguas. V5. Ensino e aprendizagem das línguas I. Título.
CDD – 410

R$ 40,00

Tópicos em ensino de química

Autor Eliana Santana; Erivanildo Silva (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 252
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-190-1

R$ 35,00

3x de R$ 11,67 S/ JUROS