PARA UMA FILOSOFIA DO ATO RESPONS√ĀVEL PE56

PARA UMA FILOSOFIA DO ATO RESPONS√ĀVEL

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Autor Mikhail Bakhtin !@
Ano de Publicação 2017
P√°ginas 160
Tamanho 12 x 21
ISBN 978-85-79930-09-6

R$ 35,00 Em até 3x de R$ 11,67 sem juros

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Um termo chave em todo trabalho de Bakhtin é edinstvennji, singular, irrepetível, excepcional, incomparável, sui generis.

Diferentemente da direção tomada pela modernidade, que construiu um indivíduo egoísta, a construção da unicidade singular em Bakhtin exige a alteridade e o compromisso com o outro; uma singularidade em ligação com a vida do universo inteiro, que inclui na sua finitude o sentido do infinito.

√Č poss√≠vel conhecer o singular? Que compromissos √© poss√≠vel assumir desde o lugar √ļnico que cada ser ocupa? Estas quest√Ķes s√£o centrais neste trabalho, e tocam diretamente a vida de cada um, afirmando a diferen√ßa singular, e um compromisso √©tico sem-√°libi algum.

Quando Para uma filosofia do ato respons√°vel, escrito no in√≠cio da d√©cada de 1920, veio a p√ļblico pela primeira vez, em 1986, causou certa perplexidade entre os leitores de Bakhtin: a linguagem ocupava lugar pequeno no texto, a grande met√°fora do di√°logo n√£o era mencionada, n√£o havia igualmente qualquer refer√™ncia ao riso e √† cultura carnavalesca e o √ļnico exemplo do texto era um poema l√≠rico que, segundo o entendimento de alguns, era um g√™nero desprezado por Bakhtin.

Aparentemente, era um outro Bakhtin o autor do texto. Era um filósofo que se mostrava; e não o crítico da literatura e da cultura, o estudioso de Dostoiévski e Rabelais ou o teórico do romance com quem seus leitores estavam acostumados.

O avan√ßar das leituras e releituras e o trabalho de v√°rios autores mostraram os v√≠nculos estreitos de Por uma Filosofia do Ato Respons√°vel com os outros textos de Bakhtin. Houve, sem d√ļvida, desdobramentos e refinamentos do conceitual bakhtiniano ao longo das cinco d√©cadas de sua produ√ß√£o. Por uma Filosofia do ato respons√°vel cont√©m (em g√©rmen, √© verdade, considerando seu car√°ter de rascunho fragment√°rio) as coordenadas que sustentar√£o boa parte do edif√≠cio posterior: a eventicidade (o irrepet√≠vel), o sempre inconcluso (o que est√° sempre por ser alcan√ßado), o antirracionalismo (o antissist√™mico), o agir (o interagir) e, acima de tudo, o axiol√≥gico (o v√≠nculo valorativo).


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