Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura PE453579

Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura

Ref.: PE453579 Compra Segura

Laura Noemi Chaluh; Carla Andréa Brande; Janaina de Sousa Aragão; Patrícia Cristina Rosalen (Organizadoras) !@
Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 211p.
ISBN 978-65-87645-49-0
1. Pesquisa narrativa. 2. Estudos bakhtinianos. 3. Experiência. 4. Paradigma indiciário. 5. Formação de professores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Primeiras palavras

 

Os autores

 

 

Somos profissionais da Educação. Somos professoras e professores. Somos pesquisadores. Fazemos parte do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, CNPq). O nosso grupo está constituído por graduandos e pós-graduandos vinculados ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP (Rio Claro), e também por participantes que não têm vínculo com a universidade. O que nos congrega é o nosso interesse por ampliar a compreensão dos processos de formação na Educação Básica e na formação inicial e continuada de professores. Assim, tomando como eixo de nossos estudos os processos de formação, as diferentes temáticas que derivam do mesmo estão articuladas à dimensão da linguagem, da alteridade, da coletividade e da autoria.

Acreditamos em uma perspectiva metodológica das Ciências Humanas pautada na concepção bakhtiniana, pelas contribuições que ela traz para ampliar a compreensão de uma pesquisa articulada à vida e à cultura. As nossas pesquisas estão sustentadas em acontecimentos vividos no contexto escolar. Trazem contribuições para ampliar o conhecimento da Educação tanto quanto para nossa própria formação. Isto porque são pesquisas nas quais estamos envolvidos, implicados.

Nos desafiamos a sistematizar em um livro a forma como temos nos apropriado enquanto grupo de um modo de fazer pesquisa que toma como objeto de estudo as nossas próprias experiências enquanto professores e/ou gestores, na perspectiva da pesquisa narrativa compreendida a partir da produção de Lima, Geraldi e Geraldi que será discutida ao longo dos capítulos. Uma perspectiva que afirma a necessária articulação com autores como Bakhtin, Benjamin e Ginzburg.

Este livro que agora apresentamos afirma a legitimidade de considerar as nossas próprias experiências como forma de produzir conhecimento. Trata-se de um livro que mostra processos, que mostra modos de fazer pesquisa, com suas possibilidades de combinação de ingredientes e sabores para se degustar.  Trata-se de um livro que legitima a pesquisa como criação, pesquisa que se cria no próprio movimento de se fazer, criando-se tanto o objeto que pesquisamos como nós mesmos enquanto pesquisadores.

Trata-se de um livro que aposta na (re)criação do gênero dissertativo na tentativa de literaturizar a ciência. Trata-se de um livro que mostra “imbróglios”, que mostra as dificuldades que enfrentamos ao assumir esta perspectiva de pesquisa, que requer de nós um constante distanciamento, um olhar para nós mesmos e para as relações e processos formativos que compartilhamos com os outros na escola/universidade, olhando para nós mesmos com se fossemos um outro. Processo nem sempre tranquilo.

Trata-se de um livro que mostra nossos conflitos, dificuldades, dilemas e a nós mesmos, que vivemos na escola/universidade e que precisamos compreender não apenas para produzir novos conhecimentos que possam vir a circular no meio acadêmico, mas, fundamentalmente, porque esses conhecimentos retornam para a escola, contribuindo diretamente na concretude da vida onde se faz a Educação.

Trata-se de um livro que também acolhe diferentes modos de produção: artigos, ensaios.

Esperamos que este livro-desafio, também desafie os leitores na busca por novos modos de fazer pesquisa.

Aproveite Também

Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar !@
Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 112p.
ISBN 978-85-99803-83-2 [1ª edição
9785-7993-676-0 [2ª edição]
1. Bakhtin. 2. Glossário. 3. Conceitos, categorias e noções bakhtinianas. 4. Autoria. I. Título.
CDD – 410

R$ 25,00

A pedologia histórico-cultural de Vigotski

Claudia da Costa Guimarães Santana !@
A pedologia histórico-cultural de Vigotski. 2ª ed. Revisada e ampliada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 249p.
ISBN: 978-65-5869-037-5
1. Vigotski. 2. Pedologia de Vigotski. 3. Pedologia Histórico-Cultural. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

-20%

Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros

Laura Noemi Chaluh; Keila Santos Pinto (Organizadoras) !@
Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 95p.
ISBN 978-85-7993-679-1
1. Formação de professores. 2. Saberes da experiência. 3. Narrativas. 4. Alteridade. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00 R$ 28,00

-50%

Tradução, transposição e adaptação intersemióticas

Daniella Aguiar & João Queiroz (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 230
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-371-4

R$ 28,00 R$ 14,00

3x de R$ 4,67 S/ JUROS