MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Autor Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-428-5

R$ 49,00 Em até 3x de R$ 16,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

Altas habilidades/superdotação: a intervenção educacional na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas

Danitiele Maria Calazans Marques; Maria da Piedade Resende da Costa !@
Altas habilidades/superdotação: a intervenção educacional na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 288p.
ISBN. 978-85-7993-572-5 [impresso]
978-85-7993-581-7 [Ebook]
1. Altas habilidades. 2. Superdotação. 3. Intervenção educacional na precocidade. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

-25%

Bakhtin e a educação - a ética, a estética e a cognição 2ª edição

Autor Fabiana Giovani & Nathan Bastos de Souza !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 186
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-220-5

R$ 40,00 R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

-11%

Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada

Autor Rosangela Hammes Rodrigues; Rodrigo Acosta Pereira (Orgs) !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 338
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-349-3

R$ 45,00 R$ 40,00

3x de R$ 13,33 S/ JUROS

Conversa com os mitos

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 322
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-229-8

R$ 35,00

3x de R$ 11,67 S/ JUROS