MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34
-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00 Em até 3x de R$ 8,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

-50%

Da leitura à narrativa

Fabiana Giovani !@
Da leitura à narrativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 229p.
ISBN 978-85-7993-587-9
1. Estudos bakhtinianos. 2. A aula como acontecimento. 3. João Wanderley Geraldi. 4. Autora. I. Título.
CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas.

Albertina Lima de Oliveira; Jenerton Arlan Schütz; Marco Antônio Franco do Amaral; Michelle Castro Lima (Organizadores) !@
Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 375p.
ISBN 978-85-7993-662-3 (Ebook)
978-85-7993-663-0 (Impresso)
1. Estudos em Educação. 2. Pesquisas em educação. 3. Formação de professores. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 26,50

Documentação pedagógica: teoria e prática

Suely Amaral Mello; Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 132
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-438-4

R$ 30,00

Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar !@
Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 112p.
ISBN 978-85-99803-83-2 [1ª edição
9785-7993-676-0 [2ª edição]
1. Bakhtin. 2. Glossário. 3. Conceitos, categorias e noções bakhtinianas. 4. Autoria. I. Título.
CDD – 410

R$ 25,00