MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Autor Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-428-5

R$ 30,00 Em até 3x de R$ 10,00 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

Pipocas Pedagógicas III: narrativas outras da escola

Autor Cristina Maria Campos & Guilherme do Val Toledo Prado [Orgs.] !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 120
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-268-7

R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

Educação especial: reflexões sobre o dizer e o fazer

Autor Fátima Denari !@
Ano de Publicação 2013
Páginas 303
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-174-1

R$ 45,00

3x de R$ 15,00 S/ JUROS

A construção da enunciação e outros ensaios [Volochínov]

Autor Valentin Nikolaevich Volochínov !@
Ano de Publicação 2013
Páginas 273
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-169-7

R$ 45,00

3x de R$ 15,00 S/ JUROS

Ressonâncias de Pêcheux em nós

Autor Lucília Maria Sousa Romão !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 271
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-173-4

R$ 40,00

3x de R$ 13,33 S/ JUROS