MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34
-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00 Em até 3x de R$ 8,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

-20%

Educação infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira; Rhaisa Naiade Pael Farias; Simão de Miranda (Organizadores) !@
Educação infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 219 p.
ISBN 978-65-87645-59-9 [Impresso]
978-65-87645-90-2 [Digital]
1. Educação infantil. 2. Perspectiva histórico-cultural. 3. Desenvolvimento integral da criança. I. Autoras/autores. II. Título.
CDD – 370

R$ 40,00 R$ 32,00

-40%

Palavras e contrapalavras: Procurando outras leituras com Bakhtin [Caderno de Estudos III]

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2011
Páginas 216
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-082-9

R$ 25,00 R$ 15,00

-20%

Leituras Freirianas: Diálogos que Permanecem

Joelma Carvalho Vilar; Sheyla Gomes de Almeida; Patrícia Martins Lima Pederiva (Organizadoras)
Leituras freirianas: diálogos que permanecem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 217p.
ISBN 978-85-7993-827-6 [Impresso]
978-85-7993-835-1 [Ebook]
1. Paulo Freire. 2. Diálogos. 3. Leituras Freirianas. 4. Educação popular. 5. Epistemologia Freiriana. I. Título.
CDD – 370

R$ 40,00 R$ 32,00

-40%

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: conversando sobre os trabalhos de Bakhtin [Caderno de Estudos II]

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2010
Páginas 128
Tamanho 12x18
ISBN 978-85-7993-027-0

R$ 25,00 R$ 15,00