Encontro de palavras. O outro no discurso PE416520

Encontro de palavras. O outro no discurso

Ref.: PE416520 Compra Segura

Augusto Ponzio !@
Encontros de palavras. O outro no discurso. Pedro & Jo√£o Editores. S√£o Carlos. 2018. 179 p.
ISBN 978-85-7993-028-7 [1ª edição]
ISBN 978-85-7993-535-0 [2ª edição]
1. Discurso. 2. Palavra do Outro. 3. Bakhtin. 4. Ideologia. 5. Dialogismo. I. Autor.
CDD 410

R$ 35,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

O acrobata e sua sombra

  

O acrobata se situa na fronteira entre a arte e a vida. N√£o √© um equilibrista. O caminho do equilibrista √© reto e unilinear. J√° o caminho do acrobata, pelo contr√°rio, √© feito de evolu√ß√Ķes circulares, move-se continuamente em dire√ß√Ķes inconstantes. O acrobata √© at√≥pico.

Seu amigo Zaratustra conheceu um equilibrista. Um dia, este andava numa corda bamba, e para piorar, entre duas torres. Quando ele estava na metade do caminho, eis que, da porta da torre  que havia deixado para tr√°s, surge uma esp√©cie de palha√ßo que se juntou a ele, e, saltando sobre seus ombros, ultrapassou-lhe. O equilibrista, vendo que o palha√ßo o havia ultrapassado, perdeu a cabe√ßa e o equil√≠brio, caindo no vazio.

O acrobata n√£o tem um objetivo. Ele n√£o pode perder o jogo porque ele n√£o tem nada a perder, exceto seu tempo, que escapa da lei da economia. E mesmo quando se apresenta dentro de suas possibilidades, a sua leveza lhe preserva dos passos em falso.

O acrobata não é um ator que desempenha um papel na cena, como deve fazer o palhaço, ele incorpora uma forma particular de existência, entre o concreto e o ideal, o real e o utópico, onde nascem a arte e a vida.

Seu tempo √© o da festa, da crise e da subvers√£o, da morte e da ressurrei√ß√£o, da subleva√ß√£o e da renova√ß√£o. Ele encarna o aut√™ntico festival do tempo e do devir que rompe a estabilidade e a continuidade, as regras, as ordens, os valores, as normas e as proibi√ß√Ķes. O acrobata est√° no tempo do carnaval.

O acrobata é, por vezes, engajado e alienado, hostil a qualquer pretensão de fixar as coisas em uma ordem definitiva, ele se dedica a nos fazer ver o mundo de cabeça para baixo, sob uma perspectiva alegremente relativizada.

O acrobata se aproxima das crianças. Ele não tem um corpo definido e pronto, mas, como Alice, que, nesse caso, pode lhe simbolizar, ele tem um corpo móvel, ao qual o alto e o baixo, o próximo e o distante, o pequeno e o grande podem, em qualquer momento, serem postos de pernas para o ar, ou invertidos de maneira nada previsível.

O acrobata dança entre a vida e a morte. Como a criança, desenha uma jiboia sonolenta digerindo um elefante, ele sabe que todas as coisas, mesmo as coisas tão grandes como um elefante, cedo ou tarde, acabam engolidas pelo sono da morte. O desenho, como sabemos, só quer expressar o que o pequeno artista deseja comunicar: a confusão e o terror. As pessoas somente vêem aquilo que as tranquiliza, e um elefante que desaparece inteiramente não tem nada de tranquilizador.

Um dia, o acrobata corria e percebeu que sua sombra o perseguia. De repente, rindo de seu pr√≥prio temor, ele parou e observou sua sombra. Ele percebeu que era sua imagem, sua caricatura, seu duplo grotesco. Ent√£o ele percebeu que era simultaneamente o pr√≥prio e seu g√™meo par√≥dico. Ele decidiu ent√£o se revelar por sua caricatura, atrav√©s de outros movimentos e por esse outro que lhe era caricatural, pantom√≠mico e rid√≠culo. Isso conferiu ao corpo do acrobata uma caracter√≠stica ao mesmo tempo c√īmica e tr√°gica, grave e leve.




Aproveite Também

-11%

Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada

Autor Rosangela Hammes Rodrigues; Rodrigo Acosta Pereira (Orgs) !@
Ano de Publicação 2016
P√°ginas 338
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-349-3

R$ 45,00 R$ 40,00

3x de R$ 13,33 S/ JUROS

Educa√ß√£o Especial, Adapta√ß√Ķes Curriculares e Inclus√£o Escolar: Desafios na Alfabetiza√ß√£o

Regiane da Silva Barbosa; Miryan Cristina Buzetti; Maria Piedade Resende da Costa !@
Educa√ß√£o Especial, Adapta√ß√Ķes Curriculares e Inclus√£o Escolar: Desafios na Alfabetiza√ß√£o. S√£o Carlos: Pedro & Jo√£o Editores, 2019. 105p.
ISBN 978-85-7993-627-2 (impresso)
978-85-7993-633-3 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Alfabetização e educação especial. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD ‚Äď 370

R$ 35,00

Saberes transgredientes

Liana Arrais Serodio e Nathan Bastos de Souza (Orgs.) !@
Saberes transgredientes. S√£o Carlos: Pedro & Jo√£o Editores, 2018. 249p.
ISBN 978-85-7993-586-2
1. Estudos Bakhtinianos. 2. √Čtica. 3. Est√©tica. 4. Autores. I. T√≠-tulo.
CDD ‚Äď 370

R$ 35,00

Altas habilidades/superdota√ß√£o: a interven√ß√£o educacional na precocidade a partir da teoria das intelig√™ncias m√ļltiplas

Danitiele Maria Calazans Marques; Maria da Piedade Resende da Costa !@
Altas habilidades/superdota√ß√£o: a interven√ß√£o educacional na precocidade a partir da teoria das intelig√™ncias m√ļltiplas. S√£o Carlos: Pedro & Jo√£o Editores, 2018. 288p.
ISBN. 978-85-7993-572-5 [impresso]
978-85-7993-581-7 [Ebook]
1. Altas habilidades. 2. Superdotação. 3. Intervenção educacional na precocidade. 4. Autoras. I. Título.
CDD ‚Äď 370

R$ 35,00