Debates e diálogos educacionais: reflexões contemporâneas. PE295605
-46%

Debates e diálogos educacionais: reflexões contemporâneas.

Ref.: PE295605 Compra Segura

Cláudia Fuchs; Daniel Skrsypcsak; Jenerton Arlan Schütz (Organizadores) !@
Debates e diálogos educacionais: reflexões contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 287p.
ISBN 978-85-7993-675-3 (Ebook)
978-85-7993-674-6 (Impresso)
1. Estudos em Educação. 2. Pesquisas em educação. 3. Formação de professores. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 45,00 R$ 24,20

Escolha uma opção

Produto indisponível

PREFÁCIO



“O escrever é o princípio da pesquisa, tanto no sentido de por onde deve ela iniciar sem perda de tempos, quanto no sentido de que é o escrever que a desenvolve, conduz, disciplina e faz fecunda”

(Mario Osorio Marques).


A coletânea Debates e diálogos educacionais: reflexões contemporâneas, dialoga com a heterogeneidade e a diversidade de enfoques e perspectivas teóricas e metodológicas. Os artigos que compõem esta obra abordam diferentes olhares sobre a pesquisa, a escrita e as metodologias, num movimento que assume tensionamentos locais, regionais, nacionais e mundiais, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Esta coletânea é sinônimo de cumplicidade. Todos os autores que aqui escrevem pertencem à nossa teia de relações. São colegas, amigos, estudantes, professores, pesquisadores... comprometidos com o “cuidado de si” (Foucault) e com o “amor mundi” (Arendt), eis o motivo de terem dedicado o seu tempo, a sua escrita, as suas leituras e o compromisso de percorrer novos caminhos com atenção e intensidade.

Por isso, em nome dos organizadores, gostaria de agradecer de verdade a cada autor (a) pela confiança, cumplicidade e decisão de entregar-se a um exercício estranho, exigente e necessário: escrever.

Que a possibilidade de escrever, essa experiência em palavras, tenha permitido a cada autor (a) liberar-se de certas verdades, de modo a deixar de ser aquilo que se é para se tornar outra coisa, diferentemente daquilo que vimos sendo.

Assumimos nesta coletânea um gesto considerado milenar: o “dar a ler” (Larrosa). É este gesto que permite exercitar-se no humano, que permite a continuidade e durabilidade do mundo comum, que alimenta as nossas esperanças por dias melhores.

Desejo aos leitores desta coletânea de textos, afastamento, tempo, dedicação, silêncio, disciplina e pensamento, para que possam na leitura, percorrer caminhos que ajudem a produzir novas formas de pensar e ser.

Por fim, faço votos de que a força do pensamento não nos abandone, que sejamos capazes de nos manter firmes, de lembrarmos que estamos vivos, principalmente, nestes tempos de ignorância militante, de hábeis polegares e escassa memória. É isso que eu chamo de resistência.

Boa leitura!
Jenerton Arlan Schütz
Outono de 2019

Aproveite Também

Documentação pedagógica: teoria e prática

Autor Suely Amaral Mello; Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 132
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-438-4

R$ 30,00

A aula como acontecimento

Autor João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 208
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-021-8

R$ 40,00

Fundamentos filosóficos da semântica argumentativa: um legado de Platão à linguística

Thomas Rocha !@
Fundamentos filosóficos da semântica argumentativa: um legado de Platão à linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 153p.
ISBN 978-85-7993-523-7
1. Semântica argumentativa. 2. Legado de Platão. 3. Alteridade e diferença. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 30,00

Entremeios educacionais: perspectivas teórico-metodológicas na/da formação do sujeito

Jenerton Arlan Schütz; Renato de Oliveira Dering (Organizadores) !@
Entremeios educacionais: perspectivas teórico-metodológicas na/da formação do sujeito. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 357p.
ISBN 978-85-7993-705-7 [impresso]
978-85-7993-706-4 [Ebook]
1. Estudos da Educação. 2. Formação de professores. 3. Formação do sujeito. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 24,99