Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética PE355865

Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética

Ref.: PE355865 Compra Segura

Regiane da Silva Barbosa; Maria Piedade Resende da Costa !@
Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 192p.
ISBN 978-85-7993-639-5 (impresso)
978-85-7993-640-1 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Criança com implante coclear. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Apresentação

 

 

 

Sabemos que, com o avanço da tecnologia e recursos cada vez mais eficazes, o número de surdos que realizam Implante Coclear (IC) tem aumentado, conforme dados do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, um dos hospitais de referência para realização de cirurgia para IC. Como consequência, cada vez mais o número de crianças com IC incluídas em escolas regulares também aumenta, e apesar dos avanços nas leis e documentos da Educação Especial não há menção ao atendimento educacional especializado a essas crianças.

   Entretanto, a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.278, de 20 de outubro de 1999 já estabelecia com o intuito de determinar/padronizar a realização da cirurgia e o acompanhamento pré e pós IC legislação para essa população. Portanto, o que temos em nossa realidade de sala de aula é o seguinte: há alunos com IC incluídos na rede regular de ensino e a legislação no âmbito da educação especial não menciona as suas necessidades quanto ao atendimento educacional especializado (AEE).

Como consequência a escolha do tema central deste livro surgiu após duas pesquisas acadêmicas realizadas pelas autoras e financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) envolvendo este assunto polêmico dentro da educação especial. Mas como todos os alunos têm direito à inclusão escolar e constatando a carência de publicações sobre o ensino e a aprendizagem da criança com IC surgiu a motivação para a publicação do presente livro. Isto ocorreu porque, uma vez que a maioria das pessoas acredita que devido ao uso do IC a criança não apresenta dificuldades, o que não é verdade.  O Implante Coclear não restaura a audição e dependendo do momento pós cirurgia a criança ainda não tem linguagem oral estabelecida, está no processo de distinção dos sons, o que vai interferir na aprendizagem educacional.

Daí, surgiu nossa preocupação no que se refere ao aluno com IC na sala de aula do ensino regular e ao professor. O aluno com IC necessita de atendimento especializado, ou seja, de uma intervenção pedagógica mais compatível e, o professor, por sua vez, também necessita de mais esclarecimentos sobre este aluno.

Portanto, o presente livro oferece sugestões para intervenções pedagógicas aos professores que têm em suas salas de aulas alunos com IC.

 

São Carlos, abril de 2019.

 

Regiane da Silva Barbosa

Maria da Piedade Resende da Costa

Aproveite Também

Pontes: levando o hibridismo enquanto prática pós-estruturalista para a sala de aula

Jacob dos Santos Biziak (Org.) !@
Pontes: levando o hibridismo enquanto prática pós-estruturalista para a sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 432p.
ISBN. 978-85-7993-536-7
1. Hibridismo. 2. Trabalho em sala de aula. 3. Linguagens híbridas e educação. 4. Bakhtin. 5. Autores. I. Título.
CDD – 410

R$ 50,00

Fundamentos filosóficos da semântica argumentativa: um legado de Platão à linguística

Thomas Rocha !@
Fundamentos filosóficos da semântica argumentativa: um legado de Platão à linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 153p.
ISBN 978-85-7993-523-7
1. Semântica argumentativa. 2. Legado de Platão. 3. Alteridade e diferença. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 30,00

Conversa com os mitos

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 322
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-229-8

R$ 35,00

3x de R$ 11,67 S/ JUROS

Dialogando sobre o dialogo na perspectiva bakhtiniana

Autor Augusto Ponzio !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 204
Tamanho 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7993-335-6

R$ 35,00

3x de R$ 11,67 S/ JUROS