Bakhtin e o Círculo em fronteiras do discurso PE707725
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Bakhtin e o Círculo em fronteiras do discurso

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Pedro Farias Francelino; Wilder Kleber Fernandes de Santana (Organizadores) !@
Bakhtin e o Círculo em fronteiras do discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 193p.
ISBN 978-85-7993-685-2
1. Estudos bakhtinianos. 2. Estudos do Discurso. 3. Fronteiras do discurso. 4. Discurso religioso. 5. Autores. I. Título.
CDD ‚Äď 410

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APRESENTAÇÃO

 

Pedro Farias Francelino

Wilder Kleber Fernandes de Santana

 

 

Ser significa ser para um outro, e, por meio do outro, ser para si. Uma pessoa não tem nenhum território interno soberano, ela está sempre na fronteira; olhando para dentro de si, ela olha nos olhos de um outro ou com os olhos de um outro [...] (BAKHTIN)

 

Comumente, a palavra ‚Äėfronteira‚Äô denota demarca√ß√£o, separa√ß√£o, limite. A nossa vis√£o acerca da realidade ‚Äď refratada, valorada pela linguagem em suas m√ļltiplas manifesta√ß√Ķes ‚Äď nos leva a uma percep√ß√£o fragmentada do mundo, n√£o nos permitindo ver que √© no ato singular, responsivo e respons√°vel do sujeito, que arte, vida e cogni√ß√£o se integram na unidade do ser, ou com diria o pr√≥prio Bakhtin (2006 [1979]), sobre a arte e vida n√£o serem a mesma coisa, mas tornarem-se algo no sujeito, na unidade de sua responsabilidade.

O pensamento sobre a linguagem, postulado por Bakhtin e o C√≠rculo, no conjunto de seus escritos ‚Äď desde os mais program√°ticos at√© os mais sofisticados e bem desenvolvidos ‚Äď tem como eixo norteador uma perspectiva de compreens√£o do mundo e dos sujeitos cujo centro √© a alteridade, isto √©, a constitutiva e indispens√°vel presen√ßa de outrem em nossa exist√™ncia. Nossa experi√™ncia discursiva, materializada nas mais multifacetadas semioses, sempre (re)encontram o outro na ininterrupta corrente da comunica√ß√£o discursiva, surpreendendo-o em posi√ß√Ķes axiol√≥gicas m√ļltiplas, √†s vezes at√© contradit√≥rias, reverberando suas reminisc√™ncias e projetando seu devir, afinal, todo e qualquer sentido ser√° concretizado em seu festivo retorno, e nisso consiste a quest√£o do grande tempo! (BAKHTIN, 2006 [1979).

Bakhtin e o C√≠rculo em fronteiras do discurso nasce com o prop√≥sito de promover o di√°logo entre discursos de diferentes esferas discursivas, mediante a utiliza√ß√£o de conceitos bastante produtivos do pensamento de Bakhtin, Vol√≥chinov, Medvi√©dev (e de outros autores) os quais podem iluminar ‚Äď refletindo e refratando ‚Äď a leitura de diferentes objetos discursivos. Nesse sentido, um conjunto de no√ß√Ķes como dialogismo, alteridade, enunciado/enuncia√ß√£o, g√™nero discursivo, ideologia, autoria, estilo, polifonia, heterodiscurso, dentre outras, conduzem o olhar do leitor a uma an√°lise instigante de diferentes fatos/fen√īmenos enunciativo-discursivos que, embora pare√ßam distantes no tempo e espa√ßo, encontram-se na uni(ci)dade do ser/Ser.

As ideias do C√≠rculo sobre a linguagem, muitas ainda do in√≠cio do s√©culo XX, transcendem o grande tempo e nos possibilitam pensar, inclusive, quest√Ķes que sequer podem ter sido imaginadas por esses pensadores, como aquelas relacionadas √†s tecnologias, √† m√≠dia, entre outras. Nesse sentido, os textos aqui apresentados disponibilizam ao leitor reflex√Ķes sobre enunciados que mant√™m entre si, como tra√ßo de unidade, as rela√ß√Ķes dial√≥gicas com outros discursos e o sujeito como algu√©m que est√° sempre em fronteiras, em conviv√™ncia com o outro, partilhando um universo de ideias, sentimentos, emo√ß√Ķes, desejos e vontades.

√Č nessa vetorialidade discursiva que esta colet√Ęnea, em seu primeiro volume, re√ļne textos de pesquisadores brasileiros com o intuito de reenunciar dizeres em perspectiva bakhtiniana, propondo o atualismo de escutas dial√≥gicas e dizeres alterit√°rios. Al√©m dos cuidados metodol√≥gicos, vale frisar a sinergia te√≥rico-anal√≠tica mobilizada, em que os autores se debru√ßam sobre temas circunscritos desde √©pocas remotas √† p√≥s-modernidade.

Esperamos, assim, que os leitores possam apreciar esta obra-enunciado, n√£o apenas em ritos de concord√Ęncia, mas em confrontos, em arenas discursivas, em orquestras de vozes. Que esses manuscritos possam provocar estudiosos a produzirem novos dizeres, assim como a instaurarem suas assinaturas em novas inst√Ęncias s√≥cio-hist√≥rico-ideol√≥gicas.        

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