A Formação do Leitor-Autor e a Leitura Literária na Escola PE223
-25%

A Formação do Leitor-Autor e a Leitura Literária na Escola

Ref.: PE223 Compra Segura

Liliane Balonecker Daluz !@
ISBN 978-85-7993-429-2
292p.

R$ 40,00 R$ 30,00 Em até 3x de R$ 10,00 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

Apresentação

 

A ideia deste livro nasceu de um poema. Sim, como a visita benfazeja de um pássaro que veio cantarolar em minha janela. Ouvi o seu canto e, de tão bonito que era, quis compartilhar com outros companheiros dotados de almas passarinhas. Sempre soube que um canto que se canta só pode ser bonito até a terceira canção apenas, mas um canto que se canta dialogicamente pode contagiar multidões e aquecer corações. Decidi que ia formar um coral de vozes que, cansadas de palavras fatigadas de informar, usam as palavras para compor seus silêncios. 

Imersa nos estudos acerca da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, ousei, em meus transbordamentos - momentos em que as palavras não cabem mais em nós - escrever um poema que fosse a tentativa de colocar no papel as ideias que sorvia no livro Estética da Criação Verbal[1] e me acertavam feito flecha, certeira e cortante. Eis o poema que de minh’alma nasceu:  

 

Reflexões Bakhtinianas

 

Contemplo o outro (fora e) diante de mim

Nossos horizontes não coincidem

Sempre verei algo que ele não pode ver

(e vice-versa)

 

Vemos o que é inacessível ao outro:

Rosto, face, olhar, expressão

O todo ao redor dele

O todo ao redor de mim

Quando nos olhamos,

Dois mundos diferentes se refletem em nossas pu­pilas

Para amenizar a diferença de horizontes

Só se nos fundirmos um ao outro

Ele em mim

Eu nele

Nós em um

 

Mas que vantagem haveria nisso?

Ele veria e saberia somente o que eu vejo e sei

Apenas reproduziria em si o impasse da minha existência

É bom que permaneçamos assim:

Ele nele, eu em mim

 

Nossas carências

Nossas incompletudes

Nossas adjacências

Nossos desnudes[2]

 

Assim, em um movimento dialógico e polifônico, surge este livro, marcado pelos enunciados de professores-autores, professores que pensam a sua condição docente, que refletem sobre o ato de ler e formar leitores-autores, professores que lançam sua voz ao mundo e estabelecem um movimento de reflexão entre teoria e prática. Sim, todos os textos presentes neste livro são de autoria de professores, docentes que atuam desde a Educação Infantil até a Universidade, todos juntos refletindo sobre a formação do leitor e a leitura literária na escola. Juntos, formamos um coral de resistência e buscamos construir pontes que mostrem que os caminhos podem ser outros, construídos com mais afeto, responsabilidade, ética, arte, vida.

Cada texto aqui presente foi elaborado a partir de experiência. Fala-se e escreve-se o que se vive e se deseja (com)partilhar. Assim, fazemos o convite para que possa juntamente conosco trazer suas reflexões, ponderações, leituras de mundo. E que criemos pontes sobre os abismos que insistem em ser instaurados por mãos pouco afeitas ao toque. Resistamos. E sigamos nossos caminhos passarinhos com muita (c)alma. E quando tudo for pedra, atire a primeira flor.

 

 

 Boa leitura!

 

Liliane Balonecker Daluz




SUMÁRIO

Leitura, literatura e narrativas docentes: por entre palavras e experiências dialógicas 
Jacqueline Martins da Silva 

As crianças e os livros na creche: a literatura entre diálogos e fantasia 
Nazareth Salutto 

Histórias narradas, saberes tecidos: presenças e sentidos de práticas leitoras com crianças de 0 a 3 anos de idade 
Luziane Patricio Siqueira Rodrigues 

O papel social do texto literário para alunos de escola pública em contextos de vulnerabilidade 
Reinaldo Peres Galvão 

A poesia como centelha deflagradora do despertar literário: a formação do leitor-autor 
Liliane Balonecker Daluz 

Qualidade de vida em primeiro lugar? Dá pra ser assim ;) 
Uma proposta de coconstrução de entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes 
Andréia Mello Rangel 
Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro 

O reino das palavras que fabricavam poesia: quando o ensino de literatura e a reflexão linguística se encontram 
Laryssa Amaro Naumann 

Literatura e escola: a história do Filho da Sorte 
Simone Ribeiro Barros André 

Leitura e produção de sentidos no espaço escolar 
Tatiana Freire de Moura 

Uma flor a romper o asfalto: a ocupação como outra forma de concepção do espaço escolar 
Ana Cristina Muniz Percílio 
Priscila Vieira de Oliveira 

Fazendo verão no outono: literatura infantil e resistência na formação de professores 
Glaucia Guimarães 
Rodolfo Ferreira 

Hipertexto, literatura e tecnologias digitais: possibilidades pedagógicas na formação do leitor contemporâneo 
Carla Silva Machado 

“A Internet inspira a gente a escrever”: a leitura e a escrita em tecnologias digitais 
Liliane Balonecker Daluz 
Cristina Carvalho 

Semeadores de histórias: ouvindo os que “fazem da língua seu trabalho” 
Andrea Vicente Toledo Abreu 

Literatudo: brincando com a literatura 
Camila Lopes Cravo de Lacerda 
Priscilla Gatti Ferreira Tomé 

Narrativas e memórias de formação: o resgate das experiências leitoras do professor 
Ana Flávia Teixeira Véras 

A construção de novas práticas leitoras: a música e a formação do leitor-autor 
Katia Regina T. Vasconcellos 
Rejane Tinoco dos Santos 

Poesia é sentida, poesia é sentido: reflexões a respeito da escolarização da poesia 
Luiza Fernandes Tem Tem 

Corporificando saberes e sabores nas práticas outras de leitura na escola: arte literária e vida 
Roberta Jardim Coube

[1] BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

[2]  DALUZ, Liliane Balonecker. Borboletas de papel. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2017.

Aproveite Também

Bakhtin e a educação - a ética, a estética e a cognição 2ª edição

Autor Fabiana Giovani & Nathan Bastos de Souza !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 186
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-220-5

R$ 40,00

3x de R$ 13,33 S/ JUROS

-27%

Coleção: Pipocas pedagógicas: narrativas outras da escola I, II, III e IV

Autor Cristina Maria Campos & Guilherme do Val Toledo Prado [Orgs.] !@

Promoção por tempo indeterminado.

R$ 110,00 R$ 80,00

3x de R$ 26,67 S/ JUROS

Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados

Thiago Barbosa Soares (Org.)
Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 220p.
ISBN 978-85-7993-544-2
1. Análise do Discurso. 2. Múltiplas perspectivas em discurso. 3. Discurso e poder. 4. Autores. I. Título.
CDD – 410

R$ 35,00

-33%

ANCORAGENS: estudos bakhtinianos

Autor João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 176
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-000-3

R$ 45,00 R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS