A Formação do Leitor-Autor e a Leitura Literária na Escola PE223
-25%

A Formação do Leitor-Autor e a Leitura Literária na Escola

Ref.: PE223 Compra Segura

Liliane Balonecker Daluz !@
ISBN 978-85-7993-429-2
292p.

R$ 40,00 R$ 30,00 Em até 3x de R$ 10,00 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

Apresentação

 

A ideia deste livro nasceu de um poema. Sim, como a visita benfazeja de um pássaro que veio cantarolar em minha janela. Ouvi o seu canto e, de tão bonito que era, quis compartilhar com outros companheiros dotados de almas passarinhas. Sempre soube que um canto que se canta só pode ser bonito até a terceira canção apenas, mas um canto que se canta dialogicamente pode contagiar multidões e aquecer corações. Decidi que ia formar um coral de vozes que, cansadas de palavras fatigadas de informar, usam as palavras para compor seus silêncios. 

Imersa nos estudos acerca da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, ousei, em meus transbordamentos - momentos em que as palavras não cabem mais em nós - escrever um poema que fosse a tentativa de colocar no papel as ideias que sorvia no livro Estética da Criação Verbal[1] e me acertavam feito flecha, certeira e cortante. Eis o poema que de minh’alma nasceu:  

 

Reflexões Bakhtinianas

 

Contemplo o outro (fora e) diante de mim

Nossos horizontes não coincidem

Sempre verei algo que ele não pode ver

(e vice-versa)

 

Vemos o que é inacessível ao outro:

Rosto, face, olhar, expressão

O todo ao redor dele

O todo ao redor de mim

Quando nos olhamos,

Dois mundos diferentes se refletem em nossas pu­pilas

Para amenizar a diferença de horizontes

Só se nos fundirmos um ao outro

Ele em mim

Eu nele

Nós em um

 

Mas que vantagem haveria nisso?

Ele veria e saberia somente o que eu vejo e sei

Apenas reproduziria em si o impasse da minha existência

É bom que permaneçamos assim:

Ele nele, eu em mim

 

Nossas carências

Nossas incompletudes

Nossas adjacências

Nossos desnudes[2]

 

Assim, em um movimento dialógico e polifônico, surge este livro, marcado pelos enunciados de professores-autores, professores que pensam a sua condição docente, que refletem sobre o ato de ler e formar leitores-autores, professores que lançam sua voz ao mundo e estabelecem um movimento de reflexão entre teoria e prática. Sim, todos os textos presentes neste livro são de autoria de professores, docentes que atuam desde a Educação Infantil até a Universidade, todos juntos refletindo sobre a formação do leitor e a leitura literária na escola. Juntos, formamos um coral de resistência e buscamos construir pontes que mostrem que os caminhos podem ser outros, construídos com mais afeto, responsabilidade, ética, arte, vida.

Cada texto aqui presente foi elaborado a partir de experiência. Fala-se e escreve-se o que se vive e se deseja (com)partilhar. Assim, fazemos o convite para que possa juntamente conosco trazer suas reflexões, ponderações, leituras de mundo. E que criemos pontes sobre os abismos que insistem em ser instaurados por mãos pouco afeitas ao toque. Resistamos. E sigamos nossos caminhos passarinhos com muita (c)alma. E quando tudo for pedra, atire a primeira flor.

 

 

 Boa leitura!

 

Liliane Balonecker Daluz




[1] BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

[2]  DALUZ, Liliane Balonecker. Borboletas de papel. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2017.

Aproveite Também

-33%

Educação especial: reflexões sobre o dizer e o fazer

Autor Fátima Denari !@
Ano de Publicação 2013
Páginas 303
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-174-1

R$ 45,00 R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

Casos investigativos e relações com o saber no Ensino de Ciências

Welington Francisco. !@
ISBN 978-85-7993-481-0
Tamanho 14 x 21. 252 páginas
1. Ensino de Ciências. 2. Casos investigativos e a Ciência. 3. Relação com o saber

R$ 35,00

Pipocas Pedagógicas II: narrativas outras da escola

Autor Cristina Maria Campos & Guilherme do Val Toledo Prado [Orgs.] !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 94
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-203-8

R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS