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Gestão pública : a visão dos técnicos administrativos em educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, Volume 3

Gestão pública : a visão dos técnicos administrativos em educação das Universidades Públicas e Institutos Federais, Volume 3

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PREFÁCIO

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo” (Edgar Morin)

 

          Olhar para dentro do Estado Brasileiro e para as questões que ele enfrenta na implementação das suas políticas e na provisão de serviços públicos aos cidadãos é condição para a melhoria e a efetividade da ação estatal e, consequentemente, para a consolidação da ordem democrática no país. Tal afirmação se torna ainda mais verossímil quando refletimos sobre o atual contexto político por qual perpassa nosso país, cujas diretrizes políticoeconômicas que estão sendo revistas e redefinidas influenciam não somente a todos os cidadãos em solo brasileiro, mas também, entre outros aspectos, a gestão pública dos recursos atuais e futuros que serão investidos em Educação, área em que nós, enquanto membros da Equipe GPTAE (Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais) e autores dos artigos compilados nessa obra, atuamos diretamente.

          Na Administração Pública, a publicação constitui-se um requisito sine qua non como fator de exigência para o gestor público, sendo a todo e qualquer servidor público uma forma de transparência dos atos administrativos, científicos e acadêmicos em suas instituições e organizações. Esta previsibilidade de publicar os atos de suas instituições, sejam elas na execução de atos administrativos, científicos ou acadêmicos, está explícito no Artigo 37 da Carta Magna:

        A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. (BRASIL, 1988, grifo nosso).

          Assim, não há óbice na publicação de atos das instituições, excetuando apenas a defesa da intimidade e o interesse social se a lei restringir (BRASIL, Art. 5º, LX, 1988). Dessa forma, assim como as publicações dos atos administrativos por instituições de ensino fornecem o respaldo de que seus atos estão sendo executados conforme prevê a legislação, a publicação de um artigo acadêmico e/ou científico por um servidor técnicoadministrativo é, também, subsídio para inúmeras produções científicas e acadêmicas, refletindo sobre o "ser" e o "estar" na carreira técnico-administrativa em educação no Brasil, respaldando, com propriedade, a sua capacidade de produzir e disseminar conhecimento mesmo quando não estiver exercendo diretamente as atividades acadêmicas, mas certos de que podem envolver, integrar e, portanto, somar nas atividades fins e estimular novas produções científicas. A obra que se apresenta nesse terceiro volume da Coletânea GPTAE é necessária e urgente na medida em que não se limita a apenas repetir os desacertos acometidos pela Gestão Pública na contemporaneidade, mas também se concentra em resgatar a reflexão sobre a Gestão Pública realizadas pelos TAEs, além de oferecer alternativas dentro do contexto educacional abarcados pelas instituições de ensino.

          Esse volume é fruto da reunião de 18 artigos cujos autores pertencem a 16 Estados Brasileiros e a 12 Instituições Federais de Ensino diferentes. Apesar de haver grande representatividade geográfico-territorial e institucional, é importante salientar que as ações da GPTAE objetivam ir além do que já se alcança, buscando integrar o maior número de pessoas e representar melhor e ainda mais amplamente a categoria técnico-administrativa em educação no país atualmente. Finalmente, percebe-se que a nossa vida profissional cria situações que devem ser eternizadas, e com certeza a concretização de mais um volume da Coletânea de E-books da Equipe GPTAE é um desses momentos, quando começamos a ser, inclusive, referenciados em outros estudos acadêmicos sobre a temática. É momento de compartilhar experiências e conhecimentos, pois comprova a qualidade dos textos produzidos pelos autores, e a qualidade da obra organizada por todos os integrantes da Equipe GPTAE – todos servidores públicos da carreira técnico-administrativa em educação – dedicados aos seus cargos e aos seus estudos ao passo que têm contribuído concomitante e voluntariamente com esta obra que será demonstrada mostrada nas próximas páginas. Sem a união das pessoas, nenhum projeto é viável, por isso, a todos os que fizeram de alguma maneira essa obra ser concretizada, é indispensável oferecer o nosso “muito obrigado por compartilhar esse sonho conosco e torná-lo realidade”! Aos leitores, oferecemos o deleite da obra e o convite para conhecer o projeto e fazer parte da nossa Equipe GPTAE.

          Contamos com vocês!

 

Kátia Andrea Silva da Costa

Informações Adicionais

Autor Jacqueline de Castro Rimá et al.
Ano de Publicação 2016
Páginas 267
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-379-0

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