Pedro & João

Ir para o Conteúdo Principal »

Busca no Site

Você está agora em:

Gêneros discursivos: possibilidades e reflexões de abordagens pedagógicas em práticas linguageiras

Gêneros discursivos: possibilidades e reflexões de abordagens pedagógicas em práticas linguageiras

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Gêneros discursivos: possibilidades e reflexões de abordagens pedagógicas em práticas linguageiras

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$45,00

Descrição do Produto

     A obra Gêneros Discursivos: possibilidades e reflexões de abordagens pedagógicas em práticas linguageiras é fruto da caminhada de pesquisadores docentes e pós-graduandos cujos trabalhos contribuem para os estudos da Linguística Aplicada, entendida de forma inter/transdisciplinar.

     Esta coletânea, de forma geral, configura-se a partir da visão de que os gêneros discursivos desempenham um papel fundamental na construção dos enunciados, em virtude de determinarem as formas típicas de seu acabamento, funcionando como mediadores entre os interlocutores na situação de interação e como uma baliza no processo da comunicação discursiva.

     A compreensão, assim, é de que o caráter normativo dos gêneros discursivos e o seu status estável são dados historicamente e não criados no processo enunciativo. Os sujeitos interagem, em cada situação específica de uso, por meio de enunciados concretos, adaptando-os à conformação sócio-histórica dos gêneros discursivos.

     Nesse sentido, advogam-se os gêneros discursivos como eixo de progressão e de articulação curricular de ensino e de aprendizagem de língua materna, dizíveis como textos-enunciado ou enunciados concretos, os quais, embora eivados de vozes anteriores e posteriores, constituem-se irreproduzíveis no plano discursivo.

     Ressalta-se, ademais, que, na didatização de enunciados concretos de um dado gênero, o ensino de Língua Portuguesa possa ser abordado, por meio da integração, sem artificialidade, das práticas de leitura, de análise linguística e de produção textual – fundamentando-se, no caso, na teoria bakhtiniana.

Informações Adicionais

Autor Alba Maria Perfeito; Lilian Cristina Buzato Ritter; Márcia Adriana Dias Kraemer (Organizadoras)
Ano de Publicação 2012
Páginas 361
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-326-4

Tags do Produto

Acrescentar suas Tags:
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.
 

Meu Carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.