MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34
-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00 Em até 3x de R$ 8,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

-30%

Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis

João Wanderley Geraldi !@
Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 272p.
ISBN: 978-85-7993-754-5
1. Relatos de leitura. 2. Ler livros. 3. Leitura é um ato de amor. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 45,00 R$ 31,50

Textos sobre textos: registros de leitura

João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 198
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-459-9

R$ 35,00

A elegância dos quero-queros: política & cotidiano

João Wanderley Geraldi !@
A elegância dos quero-queros: política & cotidiano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 111p.
ISBN: 978-85-7993-741-5
1. Estudos da vida. 2. Textos políticos. 3. Signos da construção de um país. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 30,00

-50%

Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética

Regiane da Silva Barbosa; Maria Piedade Resende da Costa !@
Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 192p.
ISBN 978-85-7993-639-5 (impresso)
978-85-7993-640-1 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Criança com implante coclear. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00 R$ 17,50