Educação Especial, Adaptações Curriculares e Inclusão Escolar: Desafios na Alfabetização PE325344

Educação Especial, Adaptações Curriculares e Inclusão Escolar: Desafios na Alfabetização

Ref.: PE325344 Compra Segura

Regiane da Silva Barbosa; Miryan Cristina Buzetti; Maria Piedade Resende da Costa !@
Educação Especial, Adaptações Curriculares e Inclusão Escolar: Desafios na Alfabetização. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 105p.
ISBN 978-85-7993-627-2 (impresso)
978-85-7993-633-3 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Alfabetização e educação especial. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

R$ 25,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Apresentação

 
 Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.
Vinícius de Moraes

 

Este livro é fruto da parceria entre as autoras Miryan e Regiane com a orientação da professora Maria Piedade. Desde 2014 as autoras desenvolvem projetos juntas com a temática de adaptação curricular voltada para o ensino de leitura e escrita para estudantes público alvo da educação especial. A parceria teve início no curso de Doutorado em Educação Especial sob orientação da professora Piedade que sempre incentivou a investir em cursos de formação continuada para professores, compartilhando nosso conhecimento sobre práticas pedagógicas em educação especial para professores da educação básica. Em diversas situações participantes dos cursos ministrados em congressos e eventos na área nos questionavam sobre a publicação de um livro sobre a temática, apontando a necessidade de um material fundamentado e com exemplos práticos possíveis de realizar em sala de aula. A partir desses questionamentos a ideia foi amadurecendo e começamos a organizar o presente livro. 
A parte introdutória é fruto de nossas pesquisas individuais que acabaram se unindo nessa caminhada, pesquisas realizadas nas plataformas de busca nacionais e internacionais evidenciavam a necessidade dos professores de aprofundar os conhecimentos na área da adaptação curricular, e, nossas experiências como professoras de sala de aula do Ensino Fundamental I, da Educação Infantil e do Atendimento Educacional Especializado, somado a nossa experiência nos cursos de formação de professores favoreceu a escolha de uma linguagem pedagógica acessível e coerente a realidade do professor. Buscamos nesse livro apresentar uma fundamentação atual e coerente com a legislação brasileira vigente, e exemplificar com estratégias e adaptações vivenciadas por nós na prática.
Nosso objetivo maior com essa obra é mostrar para o professor que a adaptação curricular é possível. Nosso foco são as adaptações na área da alfabetização, uma área de extrema relevância, mas complexa e com o desempenho bem comprometido na realidade nacional. Por isso, nosso esforço em pesquisar sobre a temática e buscar chegar ao maior número de professores possíveis, demonstrando a eles que quando temos um conhecimento pedagógico adequado sobre nosso aluno e sobre o processo de aprendizagem conseguimos elaborar e planejar adaptações curriculares adequadas a necessidade dos estudantes. Portanto, como nos diz Vinícius de Moraes, o mais importante é dar o primeiro passo, e se, você está lendo essa apresentação, é porque você já deu o seu primeiro passo!
O livro está estruturado de uma maneira que você possa compreender primeiro o que é adaptação curricular, quais os aspectos legais, e quais tipos de adaptações podemos realizar no ambiente escolar. Em seguida trazemos um capítulo sobre a aprendizagem da leitura e escrita, demonstrando os principais conceitos envolvidos nesse processo, pautado no olhar da psicologia cognitiva. Após esses dois capítulos introdutórios trazemos um olhar mais específico para as características e necessidades de estudantes público alvo da educação especial. 
Esperamos que ao longo da leitura do livro você consiga compreender o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, conhecer as possibilidades de adaptação curricular, e principalmente, a partir desse livro enriquecer e elaborar propostas de adaptações para a sua realidade, favorecendo a aprendizagem do seu aluno!
Nosso afetuoso abraço, boa leitura!

Regiane da Silva Barbosa

Miryan Cristina Buzetti

Maria Piedade Resende da Costa

Aproveite Também

-50%

Linguística e história: percursos analíticos de acontecimentos discursivos

Autor Jacques Guilhaumou !@
Ano de Publicação 2009
Páginas 250
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-99803-66-7

R$ 40,00 R$ 20,00

3x de R$ 6,67 S/ JUROS

Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida

Valdemir Miotello !@
Camila Caracelli Scherma; Eliziane Tamanho de Oliveira; Gelvane Nicole Guarda; Gisele da Silva Santos; Jéssica Pauletti; Marina Moreira; Oto João Petry; Tânia Mara Machado Thomé (Orgs.)
Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 84p.
ISBN 978-85-7993-598-5
1. Estudos Bakhtinianos. 2. Ética. 3. Estética. 4. Escuta. I. Título.
CDD – 370/410

R$ 25,00

-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Autor Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00

3x de R$ 8,33 S/ JUROS

Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis

João Wanderley Geraldi !@
Ler livros é amar outras vidas: possíveis, existentes, imagináveis, inimagináveis. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 272p.
ISBN: 978-85-7993-754-5
1. Relatos de leitura. 2. Ler livros. 3. Leitura é um ato de amor. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 45,00