MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34
-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00 Em até 3x de R$ 8,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura

Laura Noemi Chaluh; Carla Andréa Brande; Janaina de Sousa Aragão; Patrícia Cristina Rosalen (Organizadoras) !@
Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 211p.
ISBN 978-65-87645-49-0
1. Pesquisa narrativa. 2. Estudos bakhtinianos. 3. Experiência. 4. Paradigma indiciário. 5. Formação de professores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

0%

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: entendendo o cotejo como proposta metodológica [Caderno de Estudos IX]

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 238
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-451-3

R$ 25,00 R$ 25,00

Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar !@
Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 112p.
ISBN 978-85-99803-83-2 [1ª edição
9785-7993-676-0 [2ª edição]
1. Bakhtin. 2. Glossário. 3. Conceitos, categorias e noções bakhtinianas. 4. Autoria. I. Título.
CDD – 410

R$ 25,00

Discurso da Ética e a ética do Discurso

VALDEMIR MIOTELLO !@
Discurso da Ética e a ética do Discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 94p.
ISBN 978-85-7993-055-3 (1ª ed.)
978-85-7993-555-8 (2ª ed.)
1. Discurso da Ética. 2. Ética do Discurso. 3. Bakhtin. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 25,00