MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Autor Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-428-5

R$ 49,00 Em até 3x de R$ 16,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

Educação ambiental: o que eu tenho a ver com isso?

Terezinha Corrêa Lindino (Organizadora) !@
Educação ambiental: o que eu tenho a ver com isso? São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 255p.
ISBN 978-85-7993-648-7
1. Educação ambiental. 2. Práticas educacionais ambientais. 3. Formação de professores. 4. Sustentabilidade. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 36,00

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: constituindo o sujeito em alter-ação [Caderno de Estudos VI]

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 153
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-225-0

R$ 25,00

3x de R$ 8,33 S/ JUROS

-14%

Entre galerias e museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida

Autor Andréa Vieira Zanella !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 268
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-422-3

R$ 35,00 R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

-30%

O discurso do conflito materializado no MST: a ferida aberta na nação

Lucília Maria Abrahão e Sousa !@
ISBN. 978-85-7993-471-1
229 páginas
1. Estudos do discurso. 2. Análise do Discurso francesa. 3. Discurso da luta pela terra. 4. O discurso do MST

R$ 50,00 R$ 35,00