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Alfabetização no Contexto do Discurso do Letramento

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Este livro é resultado de um trabalho de fôlego realizado por Vanildo Stieg. Ancorado em dois pilares – a pesquisa histórica e a pesquisa de campo, num estudo de caso – o autor analisa seus dados assumindo a concepção de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Na análise histórica, coteja os textos da política educacional do Brasil com outros discursos proferidos pelas instâncias oficiais, seguindo a proposta metodológica de que a compreensão resulta de uma penetração profunda nos textos amparada ou cotejada com outros textos. Nesse sentido, a análise é um belo exemplo para aqueles que seguem o pensamento de Bakhtin. E confirma-se a hipótese de que a entrada do conceito de letramento no discurso oficial foi uma forma de conciliação entre as antigas tradições no processo de alfabetização com base em métodos (sintéticos ou analíticos) e as propostas construtivistas. Observando a sala de aula, no estudo de caso, anota a predominância do trabalho de ensino lastreado nos caminhos propostos pelo construtivismo, com presença esporádica de exercícios baseados em aspectos fônicos e fonológicos. Trata-se, portanto, de um texto que merece a atenção tanto dos especialistas quanto daqueles que se dedicam, como professores, ao trabalho com a linguagem escrita em nossas escolas. Felizmente para todos nós, atravessamos duas décadas sem que o método fônico fosse imposto pelas políticas públicas brasileiras, apesar das pressões existentes no período. Mesmo os EEUU, que adotaram o método fônico perceberam que os caminhos da alfabetização e da formação de sujeitos leitores e autores não passam pela escansão e linearidade da escrita. Ao contrário, são os sentidos que impulsionam o olhar que passeia pelas palavras de um texto de forma muito distante daquela de sua sequência linear. João Wanderley Geraldi

Informações Adicionais

Autor Vanildo Stieg
Ano de Publicação 2014
Páginas 298
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-226-7

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