Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

Educação e pedagogias críticas a partir do sul: cartografias da educação popular

Marco Raúl Mejía !@
Educação e pedagogias críticas a partir do sul: cartografias da educação popular. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 315p.
ISBN. 978-85-7993-415-5
1. Educação popular. 2. Pedagogia crítica. 3. Pensamento latinoamericano. 4. Autor. I. Título.

R$ 40,00

As Culturas do Grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade

Carlos Henrique Silva de Castro !@
As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 378 p.
ISBN 978-85-7993-684-5 [IMPRESSO]
ISBN 978-85-7993-683-8 [E-BOOK]
1. Cultura. 2. Comunidades de Prática. 3. Emergência. 4. Autor. I. Título.
CDD –410

R$ 35,00

Leituras: ficções, realidades

João Wanderley Geraldi !@
Leituras: ficções, realidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 314p.
ISBN 978-85-7993-577-0
1. Leituras. 2. Registro de leituras. 3. Ficções, realidade. 4. Autor. I. Título.
CDD – 410

R$ 35,00

Gritos submersos (Poesia)

Liliane Balonecker !@
Gritos submersos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 176p.
ISBN 978-85-7993-623-4
1. Literatura brasileira. 2. Poesia. 3. Palavra comprometida. 4. Autora. I. Título.
CDD – 869

R$ 35,00