Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943
-50%

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

-30%

Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana

Autor Guilherme do Val Toledo Prado; Liana Arrais Serodio; Heloisa Helena Dias Martins Proença; Nara Caetano Rodrigues [Orgs.] !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 213
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-301-1

R$ 40,00 R$ 28,00

-50%

Tradução, transposição e adaptação intersemióticas

Daniella Aguiar & João Queiroz (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 230
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-371-4

R$ 28,00 R$ 14,00

3x de R$ 4,67 S/ JUROS

Efeitos da língua em discurso

Amanda Scherer; Lucília Sousa; Vanise Medeiros; Verli Petri (Organizadoras) !@
Efeitos da língua em discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 263p.
ISBN 978-85-7993-635-7
1. Estudos da linguagem. 2. Análise de Discurso. 3. Língua e memória. 4. Político na língua. 5. Autores. I. Título.
CDD – 410

R$ 50,00

-40%

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: Enfrentando questões da metodologia bakhtiniana [Caderno de Estudos IV]

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2012
Páginas 170
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-118-5

R$ 25,00 R$ 15,00