Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943
-50%

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

Resistências. Palavras e contrapalavras. Caderno de Estudos XII

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe/UFSCar (Organizador) !@
Resistências. Palavras e contrapalavras. Caderno de Estudos XII. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 397p.
ISBN 978-65-5869-044-3
1. Resistência dialógica. 2. Estudos bakhtinianos. 3. Existências. 4. GEGe/UFSCar. 5. Autoras/Autores. I. Título.
CDD – 410

R$ 30,00

Encontro de palavras. O outro no discurso

Augusto Ponzio !@
Encontros de palavras. O outro no discurso. Pedro & João Editores. São Carlos. 2018. 179 p.
ISBN 978-85-7993-028-7 [1ª edição]
ISBN 978-85-7993-535-0 [2ª edição]
1. Discurso. 2. Palavra do Outro. 3. Bakhtin. 4. Ideologia. 5. Dialogismo. I. Autor.
CDD 410

R$ 35,00

-20%

Gênero e Educação Infantil: Politicas da Indentidade

Alex Barreiro !@
Gênero e Educação Infantil: política das identidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 167p.
ISBN 978-85-7993-714-9
1. Educação infantil. 2. Ideologia de gênero. 3. Sexualidade infantil. 4. Pesquisa etnográfica. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00 R$ 28,00

-50%

Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética

Regiane da Silva Barbosa; Maria Piedade Resende da Costa !@
Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 192p.
ISBN 978-85-7993-639-5 (impresso)
978-85-7993-640-1 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Criança com implante coclear. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00 R$ 17,50