Pontuação no processo de aquisição da escrita 966943
-50%

Pontuação no processo de aquisição da escrita

Ref.: 966943 Compra Segura

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

Escolha uma opção

Produto indisponível

Prefácio
 
 
Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

 Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.
 
Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII - SEE-SP)
 
 

Aproveite Também

-30%

EM OUTRO LUGAR E DE OUTRO MODO. Filosofia da linguagem, crítica literária e teoria da tradução em, em torno e a partir de Bakhtin

Susan Petrilli !@
Ano 2013
Páginas 415
Tamanho 16 x 23
1. Mikhail Bakhtin. 2. Estudos de linguagem. 3. Signicidade. 4. Tradução. 5. Dialogismo.
ISBN 978-85-7993-167-3

R$ 50,00 R$ 35,00

-20%

Leitura em Bakhtin e Paulo Freire palavras e mundos

Edite Marques de Moura !@
Leitura em Bakhtin e Paulo Freire – Palavras e mundos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 193p.
ISBN 978-85-7993-746-0 [2ª edição]
1. Bakhtin. 2. Paulo Freire. 3. Leitura. 4. Pedagogia da Leitura. 5. Edite Marques de Moura. I. Título.
CDD – 410

R$ 40,00 R$ 32,00

Conversa com os mitos

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2014
Páginas 322
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-229-8

R$ 35,00

Pensamentos em Semiótica: Canção, Educação e Tecnologia.

Ana Cristina Fricke Matte !@
Pensamentos em Semiótica: Canção, Educação e Tecnologia. Série Texto Livre: Pensemeando o Mundo. Tomo 3.
São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 340 p.
ISBN 978-85-7993-786-6 [IMPRESSO]
978-85-7993-791-0 [E-BOOK]
1. Semiótica. 2. Tecnologia. 3. Comunicação. 4. Autor. I. Título.
CDD –410

R$ 50,00