Pipocas pedagógicas II: narrativas outras da escola

Cristina Maria Campos, Guilherme do Val Toledo Prado

“Pipocas 2” é mais que crônicas escritas por professoras a respeito de seu trabalho, enfocado basicamente nas suas experiências concretas com estudantes nas escolas.

É também mais que uma leitura lúdica, e às vezes bem humorada, do que acontece nas aulas/escolas.

É mais do que a produção das autoras presentes neste volume.

É mais que a continuação do “Pipocas 1”, editado também pela Pedro & João, graças à parceria dialógica e bakthiniana com o GEGE (Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso) e, mais especificamente, com o Miotello.

É ainda, mais que uma produção do Grupo de Terça, do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada. E muito, muito mais que um relatório de pesquisa.

É tudo isso, mais é mais.

Trata-se da efetivação de uma hipótese historicamente e coletivamente produzida, que desloca/mexe o cânone da divisão do trabalho pedagógico na escola entre os que pensam e os que fazem; os que elaboram e os que executam (cujo exemplo mais clássico é o livro didático, mas que hoje se sofisticou e tem se transformado no que esta sendo denominado de ‘sistemas de ensino’, e que eu chamaria de ensino apostilado).

Esse livro vai na contramão do ensino apostilado e da concepção do professor como executor da partitura feita por outrem, porque as autoras são professoras que pensam, planejam, estudam, fazem, registram e partilham com um grupo disposto a ouvi-las, trocar idéias e refletir sobre os episódios relatados e, nesse dialogo presencial ou em rede, (re)ver sua prática pedagógica, bem como apreender lições partilhadas pelos colegas ou construídas no dialogo com o Grupo.

As ‘pipocas pedagógicas’ são o resultado de anos de estudos do GEPEC (e de outros, mundo afora, como mostramos em Cartografias do Trabalho Docente; e como viabilizar a produção da professora que trabalha na escola e que quer pesquisar sua prática (ou não) mas que quer dar a ver os acontecimentos com que se depara no cotidiano e, se possível, dialogar sobre eles. Essas pequenas histórias desvelam um mundo estranho aos que se acostumaram com a homogeneidade dos manuais e também de teorias que expropriam os que estão na esfera do fazer, da capacidade de pensar. São as ‘mônadas’ Benjamin(ianas) dos saberes da escola e da aula, como me atrevo a afirmar, baseada na reflexão da Profa. Maria Carolina Boverio.

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Corinta Maria Grisolia Geraldi

Ano de lançamento

2014

Formato

ISBN

978‐85‐7993‐203‐8

Número de páginas

94

Organização

Cristina Maria Campos, Guilherme do Val Toledo Prado