O ensino de ciências e biologia em uma perspectiva crítica PE237

O ensino de ciências e biologia em uma perspectiva crítica

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Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Viviana Borges Corte (Orgs.) !@

O ensino de ciências e biologia em uma perspectiva crítica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 291p.

ISBN. 978-85-7993-486-5

1. Ensino de Ciências. 2. Ensino de Biologia. 3. Ensino em uma perspectiva crítica. 4. Educação ambiental.
5. Autores. I. Título.

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APRESENTAÇÃO

 

 

O conhecimento científico constitui condição fundamental e sine qua non a qualquer indivíduo humano. Nossa existência é essencialmente biológica. A todo instante estamos imersos em uma íntima e complexa interação com os demais seres vivos e com os fenômenos ambientais que disso decorrem. Não há sequer um instante de vida, desde o nascimento até a morte de um indivíduo, que este não lide com questões biológicas (mesmo que de modo inconsciente). Portanto, compreender tais relações e fenômenos faz-se essencial à existência humana no planeta, especialmente no que tange à consciência para a tomada de decisões mais responsáveis.

Todavia, apesar de toda importância, surpreende-nos a crescente desmotivação e, às vezes até rejeição, de alguns estudantes pelos conteúdos de Biologia e de Ciências. Os assuntos são considerados, em geral, pelos estudantes como difíceis, chatos e frequentemente tratados como ‘decoreba’. Ora, como podem considerar assim conteúdos tão importantes e tão presentes no cotidiano real de cada um deles? Parece até que estão falando de outro assunto e não de Ciências e Biologia!

Tais opiniões demonstram que o ensino de Biologia em algumas instituições pode estar na contramão do que é sugerido pelos documentos nacionais orientadores do ensino de Ciências e de Biologia, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Lamentavelmente, muitos são os fatores que têm contribuído para essa grande desmotivação dos estudantes e, muitas vezes, também dos professores, em um ciclo que se retroalimenta, quanto ao ensino de Biologia. Entre eles podemos destacar a falta de investimentos na educação, a desvalorização da profissão docente e as falhas incutidas no processo de formação inicial e continuada dos futuros professores.

Objetivando discutir tais assuntos e outros profundamente relevantes, apresentamos nesta coletânea quatorze capítulos ricos em experiências positivas e motivadoras que mostram opções viáveis e práticas que poderão contribuir para a reflexão acerca das práticas escolares e não escolares de educação no ensino de Biologia.

Iniciamos por questões tais como “Por que ensinar ciências?”. Já no segundo capítulo trazemos à tona as diretrizes e possibilidades de trabalho da educação ambiental a partir da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e seguimos por uma sequência de quatro capítulos que tratam em essência de questões pertinentes à formação de professores.

A partir do sétimo capítulo são apresentadas discussões acerca da mediação das atividades escolares, bem como promissoras experiências com aulas mais interativas, lúdicas e motivadoras aplicadas a diferentes tipos de público, com diferentes idades, em ambientes escolares ou não escolares. Por fim, no último capítulo é tratada a inclusão dos sujeitos com síndromes raras nas aulas de Ciências, uma questão muito atual e importante para ser abordada nesta coletânea.

As experiências supracitadas mostram o quão possível pode ser a tão almejada mudança para uma perspectiva mais positiva na realidade atual do processo de ensino e aprendizagem de Biologia e, consequentemente, a transformação dos sujeitos para uma conduta ambientalmente mais sustentável e socialmente mais justa.

Em suma, esperamos que essa obra possa potencializar a discussão acerca do ensino de Ciências e de Biologia no cenário brasileiro e servir como mola propulsora para a práxis docente dessas disciplinas.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

 

 

Professores Michell Pedruzzi Mendes Araújo e

Viviana Borges Corte

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