MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34
-50%

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2019 - 2ª edição
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-742-2

R$ 50,00 R$ 25,00 Em até 3x de R$ 8,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

-50%

Da leitura à narrativa

Fabiana Giovani !@
Da leitura à narrativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 229p.
ISBN 978-85-7993-587-9
1. Estudos bakhtinianos. 2. A aula como acontecimento. 3. João Wanderley Geraldi. 4. Autora. I. Título.
CDD – 410

R$ 35,00 R$ 17,50

-50%

Textos sobre textos: registros de leitura

João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 198
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-459-9

R$ 35,00 R$ 17,50

-50%

Concepções e Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Diálogo De/Para/Entre Professores

Adrivania Maria Valério Honório [Organizadora] !@
Concepções e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogo de/para/entre professores. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 226p.
ISBN: 978-85-7993-772-9
1. Anos iniciais do ensino fundamental. 2. Práticas pedagógicas. 3. Conversas entre professores. 4. Autoras e autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 40,00 R$ 20,00

-50%

Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros

Laura Noemi Chaluh; Keila Santos Pinto (Organizadoras) !@
Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 95p.
ISBN 978-85-7993-679-1
1. Formação de professores. 2. Saberes da experiência. 3. Narrativas. 4. Alteridade. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00 R$ 17,50