MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso PE34

MALEC – Material para avaliação de leitura e escrita da criança: Uma proposta com base nos gêneros do discurso

Ref.: PE34 Compra Segura

Autor Rita Signor; Miriam Maia A. Pereira !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 66
Tamanho 21 x 29
ISBN 978-85-7993-428-5

R$ 49,00 Em até 3x de R$ 16,33 sem juros

Escolha uma opção

Produto indisponível

 É crescente a procura por avaliação fonoaudiológica e psicopedagógica por escolares com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O mercado editorial têm à disposição alguns manuais avaliativos contendo testes padronizados pautados em uma concepção estrutural de língua, apartada dos aspectos vivenciais dos sujeitos.

     O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de avaliação da leitura e escrita fundamentada na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003). Entende-se, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva, que a avaliação da linguagem escrita deve ocorrer por meio da língua em uso, respeitando-se a sua funcionalidade.

     A proposta, que se materializa em um caderno avaliativo (protocolo), destina-se a escolares que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). O texto traz, além do protocolo, uma base teórica voltada à discussão dos conceitos de gêneros do discurso e letramentos, a metodologia de aplicação do instrumento e a ficha de avaliação do escolar.

     O caderno avaliativo contempla onze textos para leitura e seis propostas de produção textual. A seleção dos textos será uma escolha do avaliador/clínico, guiada por uma entrevista com os envolvidos, pela queixa (se houver) e pelas condições de alfabetismo observadas na interação. Isto é, a proposta será individualizada e construída pelo profissional no decorrer do procedimento de avaliação. Para avaliação em grupos (por exemplo, em escolas), o avaliador/educador procederá à seleção das propostas conforme as necessidades e condições do grupo a ser avaliado.

     O olhar para os dados obtidos com a aplicação do MALEC, ou seja, a análise dos resultados, ocorrerá segundo as percepções, conhecimentos e experiência do profissional.

Aproveite Também

Surdocegueira: estudos e reflexões

Autor Maria da Piedade Resende da Costa & Rosemeire de Araújo Rangni [Org] !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 152
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-298-4

R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: conversando sobre os trabalhos de Bakhtin [Caderno de Estudos II]

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2010
Páginas 128
Tamanho 12x18
ISBN 978-85-7993-027-0

R$ 25,00

3x de R$ 8,33 S/ JUROS

De professores de língua portuguesa para professores de língua portuguesa

Adriane Teresinha Sartori (Org.) !@
De professores de língua portuguesa para professores de língua portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 159p.
ISBN 978-85-7993-528-2
1. Professores de língua portuguesa. 2. Trabalho com a leitura. 3. Ferramentas pedagógicas. 4. Trabalhos com os gêneros. 5. Autores. I. Título.
CDD – 410 / 370

R$ 30,00