PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: entendendo o cotejo como proposta metodológica [Caderno de Estudos IX] PE42

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: entendendo o cotejo como proposta metodológica [Caderno de Estudos IX]

Ref.: PE42 Compra Segura

Autor Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 238
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-451-3

R$ 25,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Alargando o entendimento sobre os percursos metodológicos bakhtinianos e o cotejo

 

     O tema dos percursos metodológicos do Círculo Bakhtiniano vem sendo já pensado e discutido pelo Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – o GEGe – há algum tempo e, neste ano, volta às nossas rodas de conversa para também compor o Palavras e Contrapalavras, nosso livrinho de estudos, já em seu nono volume.

     O livro que aqui apresentamos é um conjunto de textos que têm, como projeto de dizer, exercícios para alargar o entendimento sobre o cotejo como percurso metodológico no pensamento bakhtiniano. As discussões que compõem a vida desses textos partem da construção das compreensões de cada um de nós acerca do ato de cotejar como ato responsável dos pesquisadores e dos sujeitos que se põem a entender alguns pedaços de mundo pelo viés da linguagem.

     Cada capítulo se constitui das palavras singulares e irrepetíveis de seus autores, tratando de compreender o cotejo ora por um viés mais teórico-metodológico, ora por um viés mais próximo do tema de pesquisa de cada sujeito autor, ora por um olhar que se vai cotejando também com outros textos e outras formas de compreender a vida e suas relações. Aqui, apresentamos dizeres sobre o cotejamento que vão iluminando também, retrospectiva e prospectivamente, nossos próprios exercícios de compreensão ao longo dos estudos bakhtinianos.

     Esperamos ter dado alguns passos mais na caminhada do percurso metodológico proposto pelo Círculo de Bakhtin. Sabemos que, com este livro, com este caderno de estudos para iniciantes, lançamos mais palavras em resposta às nossas leituras, às nossas discussões no grupo, às nossas participações ativa-volitivas em cada relação humana que nos constitui.

     Não lançamos aqui nem a primeira, nem a última palavra acerca da temática por nós escolhida este ano, mas uma palavra outra para compor a cadeia infinita e inquebrável dos sentidos. E convidamos a todos a uma leitura-escuta ativa e respondente.

 

Valdemir Miotello Camila Caracelli Scherma (Coletadores dos textos)

Aproveite Também

A aula como acontecimento

Autor João Wanderley Geraldi !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 208
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-021-8

R$ 40,00

-50%

Mikhail Bakhtin: a poética sociológica e os estudos culturais

Autor Ester Myriam Rojas Osorio (org.) !@
Ano de Publicação 2012
Páginas 156
Tamanho 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7993-129-1

R$ 40,00 R$ 20,00

3x de R$ 6,67 S/ JUROS

Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros

Laura Noemi Chaluh; Keila Santos Pinto (Organizadoras) !@
Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 95p.
ISBN 978-85-7993-679-1
1. Formação de professores. 2. Saberes da experiência. 3. Narrativas. 4. Alteridade. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 35,00

Documentação pedagógica: teoria e prática

Autor Suely Amaral Mello; Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 132
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-438-4

R$ 30,00