Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica PE134347

Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica

Ref.: PE134347 Compra Segura

Lúcia Gracia Ferreira; Márcia Mineiro; Mara A. Alves da Silva [Organizadoras] !@
Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 230p.
ISBN 978-65-86101-12-6
1. Estudos de Educação. 2. Docência universitária. 3. Formação docente. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370

R$ 40,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

PREFÁCIO

 

 

 

Compartilhar a alegria de escrever o prefácio do livro “Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica” organizado por Lúcia Gracia Ferreira significa, também, uma realização profissional por participar da história formativa da autora. Acompanhar o processo de formar-se e tornar-se professora - a transição da condição de aluna para a de docente do ensino superior – significou uma grande realização: para mim pela contribuição na sua transformação profissional e para Lúcia, pelo resultado de uma busca/luta incessante como pessoa e como profissional. A docência universitária, o sonho almejado é finalmente alcançado, realizado. Uma busca contínua, cheia de lutas, transformações. Assim como a de um professor. A pessoa tornando-se professor. A trajetória iniciada nos tempos de graduação, mestrado e doutorado culminou na vivência da profissão de professora do ensino superior. Hoje, ela compartilha a organização dessa obra com Márcia Mineiro e Mara Silva, também professoras universitárias.

Nesses tempos/espaços/saberes os estudos de Vigotski trazem a compreensão de que o essencial não é a situação em si, mas o modo como o sujeito vive dada situação e esse vivenciar implica o modo como ele se apropria do que é vivido e de como ele lhe atribui sentido. São essas particularidades do sujeito que ao se mobilizarem sob a forma de uma dada vivência e que vão se acumulando para se cristalizarem, e ao mesmo tempo, consistem não apenas na totalidade dessas particularidades pessoais, mas em como se vivenciou um acontecimento. Talvez seja esse o significado por traz dessa obra produzida pela autora. A confirmação da sua escolha profissional: A Docência Universitária. E assim, percebo que as condições subjetivas presentes na sua docência referem-se a compreensão que ela teve do significado de sua atividade a partir da sua formação.

A obra nos fala sobre essa vivência: vivência das particularidades do profissional e dos elementos do meio. Uma identidade de professora relacionada com a própria identidade da profissão docente, construída dentro de um processo histórico-cultural e formada na relação com outros que viabilizaram a construção de novas identidades em constante processo de transformação.

A formação docente do ensino superior é um tema extremamente relevante na contemporaneidade, pois anuncia um tempo/espaço/ saberes e identidade construída durante o desenvolvimento profissional. Destaco dois aspectos bastante peculiares na obra: a docência universitária em seus dilemas e desafios e os múltiplos olhares de uma formação docente mais humana. O processo de formação/transformação do professor universitário frente aos desafios da sociedade do conhecimento, as relações entre ensinar e aprender e o lugar da docência universitária nos cursos de formação compõem as reflexões trazidas pelos autores Adriana Guerra, Carla Carolina Costa da Nova, Cristina d’Ávila, Desirée Barros Palharini, Geovana Ferreira Melo, Giovana Zen, José Gilberto da Silva, Lúcia Gracia Ferreira, Mara A. Alves da Silva, Manoel Antonio Oliveira Araújo, Márcia Mineiro, Mônica Souza Moreira, Paloma Oliveira Bezerra, Sandra Lúcia Sant’Ana dos Santos, Talamira Taita Rodrigues Brito, Vanessa T. Bueno Campos, Vanusa da Mota Santana. São múltiplos olhares que impulsionam para o desenvolvimento de práticas formativas que contemplam dimensões pedagógicas, curriculares, institucionais, éticas e políticas extremamente necessárias ao conhecimento específico da área de atuação na docência universitária. Olhares que também destacam a dimensão estética, lúdica e sensível do desenvolvimento profissional que constroem o exercício da docência universitária.

Para os que se interessam pela formação docente e o ensino superior, eis uma leitura que desperta a necessidade de compreendermos, cada vez mais que a docência traz significados e sentidos que influenciam a nossa constituição como pessoas e como professores.

 

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Aproveite Também

-40%

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: cortejando a vida na estética do cotidiano [Caderno de Estudos VII]

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGe-UFSCar !@
Palavras e contra palavras: cortejando a vida na estética do cotidiano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. 221p.
ISBN 978-85-7993-299-1
1. Estética. 2. Cotidiano. 3. Ética. 4. Arte. 5. Vida. I. Título.
CDD – 410

R$ 25,00 R$ 15,00

Os diálogos do cotidiano nas redes sociais: A liquidez discursiva nos memes

Rossana Furtado !@
Diálogos do cotidiano nas redes sociais: a liquidez discursiva nos memes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 299p.
ISBN 978-85-7993-773-6
1. Estudos da linguagem. 2. Linguagem nas redes sociais. 3. O discurso nos memes. 4. A liquidez discursiva. 5. Rossana Furtado. I. Título.
CDD – 410

R$ 39,00

-40%

PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS: constituindo o sujeito em alter-ação [Caderno de Estudos VI]

Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso !@
Ano de Publicação 2015
Páginas 153
Tamanho 12 x 18
ISBN 978-85-7993-225-0

R$ 25,00 R$ 15,00

Documentação pedagógica: teoria e prática

Suely Amaral Mello; Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Lúcia Goulart de Faria (Orgs.) !@
Ano de Publicação 2017
Páginas 132
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-438-4

R$ 30,00