Regiane da Silva Barbosa; Maria Piedade Resende da Costa !@
Criança com implante coclear e intervenção pedagógica: ensino de leitura, escrita e aritmética. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 192p.
ISBN 978-85-7993-639-5 (impresso)
978-85-7993-640-1 (Ebook)
1. Educação especial. 2. Criança com implante coclear. 3. Inclusão escolar. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370
Apresentação
Sabemos que, com o avanço da tecnologia e recursos
cada vez mais eficazes, o número de surdos que realizam Implante Coclear (IC)
tem aumentado, conforme dados do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
da Universidade de São Paulo, um dos hospitais de referência para realização de
cirurgia para IC. Como consequência, cada vez mais o número de crianças com IC
incluídas em escolas regulares também aumenta, e apesar dos avanços nas leis e
documentos da Educação Especial não há menção ao atendimento educacional
especializado a essas crianças.
Entretanto, a Portaria do Ministério da Saúde
nº 1.278, de 20 de outubro de 1999 já estabelecia com o intuito de
determinar/padronizar a realização da cirurgia e o acompanhamento pré e pós IC
legislação para essa população. Portanto, o que temos em nossa realidade de
sala de aula é o seguinte: há alunos com IC incluídos na rede regular de ensino
e a legislação no âmbito da educação especial não menciona as suas necessidades
quanto ao atendimento educacional especializado (AEE).
Como consequência a escolha do tema central deste
livro surgiu após duas pesquisas acadêmicas realizadas pelas autoras e
financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES)
envolvendo este assunto polêmico dentro da educação especial. Mas como todos os
alunos têm direito à inclusão escolar e constatando a carência de publicações
sobre o ensino e a aprendizagem da criança com IC surgiu a motivação para a publicação
do presente livro. Isto ocorreu porque, uma vez que a maioria das pessoas
acredita que devido ao uso do IC a criança não apresenta dificuldades, o que
não é verdade. O Implante Coclear não
restaura a audição e dependendo do momento pós cirurgia a criança ainda não tem
linguagem oral estabelecida, está no processo de distinção dos sons, o que vai
interferir na aprendizagem educacional.
Daí, surgiu nossa preocupação no que se refere ao
aluno com IC na sala de aula do ensino regular e ao professor. O aluno com IC
necessita de atendimento especializado, ou seja, de uma intervenção pedagógica
mais compatível e, o professor, por sua vez, também necessita de mais esclarecimentos
sobre este aluno.
Portanto, o presente livro oferece sugestões para
intervenções pedagógicas aos professores que têm em suas salas de aulas alunos
com IC.
São Carlos, abril de 2019.
Regiane
da Silva Barbosa
Maria da
Piedade Resende da Costa