Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa PE226
-29%

Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa

Ref.: PE226 Compra Segura

Lauro Gomes !@
ISBN 978-85-7993-431-5
Tamanho 14 x 21
214 páginas

1. Semântica Argumentativa. 2. Semântica do texto. 3. Avaliação de redação. 4. Autor. I. Título

R$ 35,00 R$ 25,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Apresentação


Prezado professor,

 

O ensino da leitura e da escrita é, sem dúvida, uma das tarefas mais importantes do professor de língua materna. Para um bom desempenho, um olhar semântico sobre a linguagem torna-se necessário.

A proposta que se lê neste livro do professor Lauro Gomes fundamenta-se na Teoria da Argumentação na Língua, teoria semântica da linguagem − criada por Jean-Claude Anscombre e Oswald Ducrot − que mostra como os sentidos produzidos nos discursos orais e escritos são criados pela natureza da língua. É esse olhar sobre a linguagem − o da significação − que é necessário levar para o ensino, para que nossos alunos compreendam o que leem e aprendam a construir textos que expressem sentidos adequadamente. É, então, a produção de significações que é necessário mostrar aos nossos alunos para que eles aprendam tanto a resgatar os sentidos produzidos no discurso, quando leem, como a construir sentidos adequadamente, quando escrevem.

Para criar uma proposta de avaliação dos desempenhos do aluno em leitura e escrita − além de servir-se dessa semântica da linguagem − o professor Lauro apresenta as cinco competências avaliadas na redação do ENEM e explica como se estrutura o texto dissertativo-argumentativo, que é o tipo textual exigido pela maioria dos exames vestibulares e avaliações externas nacionais. Acreditamos que, especialmente da análise semântico-argumentativa da proposta de redação do ENEM 2011 e do teste dos critérios propostos nesta pesquisa para avaliação de sentidos, depreende-se um percurso possível e recomendado de trabalho com a linguagem a ser desenvolvido pelo professor de língua materna nas suas atividades de ensino e de avaliação.

Pensamos que, dispondo de uma ferramenta teórica que explique como se constrói o sentido no discurso, o professor deverá chegar à explicação da natureza da linguagem, ou seja, à explicação de como a relação entre significações constrói sentidos − subsídio importante para o ensino da leitura e da escrita. Está, portanto, de parabéns a Editora Pedro & João Editores por mais esta publicação.

 

Porto Alegre, agosto de 2017.

 

Leci Borges Barbisan

Programa de Pós-Graduação em Letras - PUCRS

Aproveite Também

Surdocegueira: estudos e reflexões

Autor Maria da Piedade Resende da Costa & Rosemeire de Araújo Rangni [Org] !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 152
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-298-4

R$ 30,00

3x de R$ 10,00 S/ JUROS

A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros

Francisco Vieira da Silva; Hermano Aroldo Gois Oliveira (Orgs.) !@
14 x 21. 254 páginas
ISBN. 978-85-7993-476-6
1. Estudos de linguagem. 2. Escrita no ensino superior. 3. Escrita científica do jovem pesquisador.

R$ 40,00

Palavras na ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística

Autor Marcus Vinicius Borges Oliveira !@
Ano 2017
Páginas 239
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-447-4

R$ 35,00

3x de R$ 11,67 S/ JUROS

Um ser expressivo e falante. Refletindo com Bakhtin e construindo uma leitura de vozes.

Autor Valdemir Miotello e outros !@
Ano de Publicação 2013
Páginas 182
Tamanho 14 x 21
ISBN 978-85-7993-162-8

R$ 25,00

3x de R$ 8,33 S/ JUROS