Altas habilidades/superdotação: a intervenção educacional na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas PE808402

Altas habilidades/superdotação: a intervenção educacional na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas

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Danitiele Maria Calazans Marques; Maria da Piedade Resende da Costa !@
Altas habilidades/superdotação: a intervenção educacional na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 288p.
ISBN. 978-85-7993-572-5 [impresso]
978-85-7993-581-7 [Ebook]
1. Altas habilidades. 2. Superdotação. 3. Intervenção educacional na precocidade. 4. Autoras. I. Título.
CDD – 370

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APRESENTAÇÃO

 

 

 

O presente livro trata de uma das áreas da Educação Especial que pouco tem se destacado dentre as várias demandas do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). A escolha do tema central deste livro surgiu após duas pesquisas envolvendo um assunto polêmico dentro das Altas Habilidades/Superdotação, qual seja: a precocidade. Ambas – a primeira, intitulada Reconhecimento por meio de indicadores da precocidade do aluno na educação infantil e financiada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e a segunda, intitulada Aluno com Altas Habilidades/Superdotação: um estudo longitudinal a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – foram pesquisas acadêmicas desenvolvidas no âmbito da escola pública. Surgiram da urgência e da necessidade de expandir o conhecimento sobre este público, com capacidades acima da média, que está fora dos padrões educacionais e que é praticamente invisível em uma escola capaz de estimular quem está abaixo da média, homogeneizar quem está no padrão médio e desestimular quem está acima do esperado.

É preciso que o sistema educacional tenha conhecimento de que uma Educação voltada apenas para o(a) estudante que se posiciona na média e abaixo da média pode significar o não reconhecimento e o desestímulo do talento daqueles(as) mais capazes e, consequentemente, o não aproveitamento de suas habilidades, evidenciando-se a omissão da premissa de que a educação é um direito de todos(as).

Na área acadêmica também há uma grande lacuna de pesquisas voltadas à temática das Altas Habilidades/Superdotação especificamente sobre a precocidade em comparação com produções que abordam todas as outras especificidades da Educação Especial.

A partir de reflexões sobre o tema, o presente livro buscou tratar de alguns questionamentos mais comuns, tais como: Será possível reconhecer alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil? Como sinalizar e identificar alunos(as) com precocidade na Educação Infantil? Como realizar o atendimento ao(à) aluno(a) identificado(a) precocemente? Qual a importância da aceleração? Como desenvolver um procedimento de identificação e de atendimento em uma sala de recurso multifuncional? Qual é o papel da escola no processo de inclusão do(a) aluno(a) com Altas Habilidades/Superdotação? Como se dá a participação dos pais? Qual a concepção dos professores de se ter, na escola, um(a) aluno(a) com Altas Habilidades/Superdotação?

Como embasamento teórico, ressaltando a importância de outras abordagens, nossa opção foi a de nos aprofundarmos na teoria do psicólogo da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Howard Gardner, com a intenção de não só refletir sobre e analisar os múltiplos olhares da inteligência, mas também de contemplar o entendimento dos processos que organizam os comportamentos da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação em uma visão global.

Para o desenvolvimento deste livro, dividiu-se a discussão em doze capítulos. Inicialmente, trata-se sobre o aspecto desafiador e um panorama histórico da temática Altas Habilidades/Superdotação, numa visada sobre as modalidades de programas e as teorias e modelos que fundamentam os atendimentos aos indivíduos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação.

Em seguida, no segundo capítulo, são apresentadas as diversas terminologias utilizadas pelas pesquisas e pela legislação, tendo como objetivo apontar divergências. No terceiro capítulo, são apresentadas as características e a identificação do(a) aluno(a) com Altas Habilidades/Superdotação e aprofundados os conceitos e conhecimentos desta demanda. No quarto capítulo reflete-se, de forma detalhada, sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. O quinto capítulo mostra especificamente os domínios propostos nesta Teoria, e o sexto capítulo analisa suas implicações educacionais.

No sétimo capítulo apresenta-se o relato de um caso com acompanhamento longitudinal a partir da Educação Infantil. Os capítulos seguintes – oitavo, nono, décimo e décimo primeiro – promovem, a partir deste estudo de caso, discussões sobre processos de aceleração na Educação Infantil, procedimentos de identificação do alto potencial numa visão multifacetada, a concepção do(a) professor(a) que possui, em sala de aula, um(a) aluno(a) com Altas Habilidades/Superdotação e a concepção dos pais em relação à trajetória acadêmica de um(a) filho(a) nestas condições. Por fim, nas considerações finais, são apontadas reflexões sobre o tema tratado no presente livro.

 

 

São Carlos, outubro de 2018.

 

Danitiele Maria Calazans Marques

Maria da Piedade Resende da Costa

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