A palavra de Saussure

Glaucia Nagem de Souza, Lauro Baltini, Lucília Maria Abrahão e Sousa

R$50.00

O que se pode dizer sobre Saussure hoje? Um professor falado e tornado autor por seus alunos – cujo “Curso de Linguística Geral” se cristalizou sob o efeito de evidência como se fosse a própria voz do genebrino – é colocado em xeque diante do que os textos de Saussure descobertos em 1996 não explicam, fazem questão e deixam sem resposta. A partir daí, pode-se inverter a posição e a pergunta se torna “O que Saussure nos diz, hoje?”.

Dada a nossa pergunta e a contradição emergente dessas duas posições – Saussure editado por outrem e Saussure dito por si mesmo –, convidamos linguistas e psicanalistas a escrever sobre o mestre, suas obras autorais e a atualidade do “Curso” em seu centenário de publicação. Colhemos leituras diversas, caleidoscópicas e multifacetadas que se dividiram em dois percursos, frequentemente cruzados: olhar pelo retrovisor apontando o papel fundamental do teórico na constituição do campo das ciências humanas, avaliando a forma de inscrição da obra que deu nome ao Curso de Linguística Geral e avançando na direção de interpretar e compreender os textos escritos pelo próprio Saussure.

Nesse ponto, interessa-nos destacar a empreitada de estudar Saussure por si mesmo, em sua pena de dizer e de formular questionamentos que agora passam a ser lidos e a circular. As ressonâncias e ecos dele indiciam a robustez com que tomou a sério o que na língua faz série e o que escapa. Aqui fazemos reverência a ele e atualizamos seu impacto no pensamento contemporâneo.

Ano de lançamento

2016

Formato

ISBN

978-85-7993-334-9

Número de páginas

369

Organização

Glaucia Nagem de Souza, Lauro Baltini, Lucília Maria Abrahão e Sousa